sábado, 6 de julho de 2013

Gol cortará 200 voos semanais a partir de agosto, para compensar câmbio


Muitos voos são deficitários, então, cortando alguns destes, eu mantenho a margem operacional (entre 1% e 3%), por mais paradoxal que isso possa parecer. Os voos que estamos cortando são aqueles economicamente não interessantes. Também trabalhamos num programa de eficiência de combustível junto com a Boeing, uma economia de 6% por voo, e não repusemos o turnover que houve nos aeroportos, reduzindo o número de empregados — disse Kakinoff ao GLOBO após o evento.







Apesar do anúncio, as ações preferenciais (PN, sem voto) da Gol fecharam ontem em baixa de 7,55%, a R$ 6,73. Desde o fim do ano passado, o valor de mercado da aérea encolheu em R$ 1,7 bilhão, para R$ 1,8 bilhão.





NEW FLIGHT, FORMANDO PROFISSIONAIS PARA AVIAÇÃO

Pilotos, Comissários, Agentes e muitos mais...

www.newflight.com.br





Durante a reunião, o executivo anunciou ainda que já reduziu em 20% o número de funcionários, investindo em check-in remoto e em estações de autoatendimento nos aeroportos. E, em resposta a um representante do Morgan Stanley, revelou que, sim, ainda há gordura para cortar em pessoal, se necessário:



— Ainda temos espaço para mais self-service.


Entrega de aviões será menor


Este ano, a empresa dispensou cerca de mil funcionários da Webjet, comprada pela Gol no ano passado.


Outra medida de ajuste ao cenário econômico é mudança na agenda de entrega de aviões. Se este ano a Gol vai receber 16 aeronaves, em 2014 serão apenas nove, em vez das 16 previstas.


— Estamos mais conservadores — disse o executivo, que não prevê emissão de dívida para captar recursos no Brasil ou no exterior. — Vamos ficar do tamanho certo para sermos lucrativos.


Kakinoff também adiantou que, apesar do corte nos voos domésticos, deve anunciar até o fim do ano um ou dois novos destinos internacionais, com escala em Santo Domingo:


— É parte da estratégia para aumentar a receita em moeda estrangeira de 8% para 17% em três anos. No rol de possibilidades estão Boston, Los Angeles, as ilhas caribenhas e a Cidade do México.


‘Acabou a lua de mel com o Brasil’


Sem citar nomes, revelou estar em negociação com três companhias europeias para uma sociedade nos moldes da que já tem com a americana Delta, dona de 3% do capital da Gol. A alta do dólar, de acordo com Kakinoff, deve custar R$ 900 milhões às empresas aéreas brasileiras este ano, se a moeda ficar na casa dos R$ 2,25. Na Gol, 55% dos custos operacionais são atrelados ao dólar — 43% deles são relativos a combustível de aviação, que, na média internacional, corresponde a 33% dos custos das empresas.


Inquirido sobre por que o mercado não respondeu às mudanças na empresa, Edmar Lopes disse que é hora de esperar:


— Acabou a lua-de-mel com o Brasil. Precisamos ter calma e compromisso com a nossa estratégia.


Quanto às manifestações no país, Kakinoff disse — após explicar a crise como um movimento de novos consumidores de serviços públicos brigando por eles — que a demanda por passagens não foi afetada.


— O inverno foi mais forte do que o esperado. Mas não vimos movimento negativo por causa das manifestações.


Fonte: CBN



NEW FLIGHT, FORMANDO PROFISSIONAIS PARA AVIAÇÃO


Pilotos, Comissários, Agentes e muitos mais...







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário