Um avião com 21 pessoas a bordo caiu na manhã desta segunda-feira em uma região montanhosa no norte do Nepal, causando a morte de pelo menos 15 pessoas, entre elas 13 turistas indianos, indicou um porta-voz da polícia, Binod Singh.
A aeronave caiu quando tentava pousar no aeroporto Jomsom, por volta de 9h45 (horário local). "O avião estava prestes a pousar no aeroporto de Jomsom, quando se chocou contra a encosta lamacenta da montanha, onde ficou enterrado. "Morreram 15 pessoas. Treze turistas indianos e dois pilotos nepaleses", acrescentou Singh.
A companhia Agri Air é a proprietária do avião, que transportava três tripulantes e 18 passageiros, dos quais, segundo o controlador aéreo Mahesh Shrestha, 16 são indianos que se dirigiam para Muktinath, um popular centro de peregrinação para fiéis do budismo e do hinduísmo ao pé da montanha de Thorong La.
O diretor comercial da companhia aérea Agni Air, Pramod Pandeu, informou que dois dinamarqueses estavam entre os passageiros, mas não forneceu mais detalhes sobre seu estado.
O transporte aéreo é um meio de locomoção muito comum no Nepal, país sem uma rede rodoviária desenvolvida. Muitas comunidades, nas montanhas e colinas, só são acessíveis a pé ou de avião.
Os acidentes aéreos também são relativamente frequentes neste país, com picos que estão entre os mais altos do mundo. O aeroporto de Jomsom é considerado como um dos mais perigosos do mundo, localizado a mais de 2.600 m de altura e rodeado de montanhas.
Com informações das agências AFP, AP e EFE
MAGRASS PERTINHO DA BASE OPERACIONAL DA AZUL
0 comentários:
Postar um comentário