Centenas de aeronautas, principalmente comissários, reuniram-se ontem (10/5) nas sedes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Em assembleia extraordinária, eles debateram com a direção do Sindicato as ações que a categoria irá realizar contra a norma da Anac que reduziu o número mínimo de comissários nas aeronaves com até 150 assentos.
Foi consenso entre os aeronautas a necessidade de resistir ao RBAC 121 (norma da Anac que reduz o número de comissários, editada em 2010), que não só ataca a profissão, como também coloca em risco a segurança operacional, aumentando o risco de fatalidades em uma situação de evacuação de emergência.
Na opinião dos participantes da assembleia, a Anac tem desempenhado um papel de legisladora a favor do interesse das empresas, quando o seu papel deveria ser de fiscalização e regulação do setor no interesse da sociedade.
O Sindicato reafirmou seu compromisso com os comissários e com a sociedade de lutar contra essa norma, que atende apenas ao interesse econômico das empresas aéreas.
Após a assembleia, os comissários reunidos na subsede, em São Paulo, realizaram um protesto em frente à sede da Anac. Eles seguiram em caminhada até o aeroporto de Congonhas, onde convidaram outros tripulantes a juntarem-se à luta e alertaram os passageiros sobre os riscos da medida.
Fonte: SNA
0 comentários:
Postar um comentário