segunda-feira, 18 de junho de 2012

Em meio a maior crise de sua história, Constantino Jr. deixa o comando da Gol



Paulo Sérgio Kakinoff, que já integrava o Conselho de Administração da companhia aérea e presidia a Audi do Brasil, é o novo presidente-executivo da Gol; Constantino fica no conselho.

O presidente e fundador da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior, vai deixar o comando da empresa que criou em 2001 para ficar apenas no Conselho de Administração da companhia. Em meio à maior crise de sua curta história, a Gol terá como novo presidente Paulo Sérgio Kakinoff, funcionário de carreira da Volkswagen e que comandava as operações da Audi no Brasil. Kakinoff deve substituir Constantino na presidência-executiva da Gol no final do mês de junho.
Constantino opta por deixar o comando executivo da empresa no momento em que a Gol enfrenta uma profunda crise. Com prejuízos sucessivos - no ano passado registrou R$ 751 milhões de perdas - a companhia iniciou um processo radical de redução de custos na tentativa de equalizar suas contas. Ao menos 10% dos voos foram suspensos, tripulantes demitidos - 1,2 mil desde o início do ano - e executivos de médio escalão foram desligados da companhia.  
A última aposta é na troca de comando Criada em 2001 pela família Constantino, tradicional no setor de transporte rodoviário, a Gol nasceu para ser uma companhia de baixo custo e baixas tarifas. Chegou ao mercado em um momento de transformações profundas na aviação civil brasileira, quando três de suas principais companhias, Varig, Vasp e Transbrasil, agonizavam após sucessivos anos de crises. Rapidamente ganhou mercado no vácuo das empresas tradicionais e rapidamente também abandonou a política de preços baixos para criar um quase duopólio do mercado com a TAM.
Conhecido por ser um profundo estudioso dos costumes da classe média brasileira, Kakinoff teve uma ascensão rápida na montadora alemã. Entrou na companhia como estagiário em 1993 e em 2009 assumiu o comando da Audi. Desde 2010 ele integrava o Conselho de Administração da Gol e tinha uma relação pessoal bastante próxima de Constantino.
Fonte: IG
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário