O comércio online vem mantendo índices crescentes de evolução no Brasil. Isso prova que a tecnologia está se incorporando no cotidiano das pessoas e deixando a sociedade brasileira cada vez mais conectada. Segundo dados da Febraban, o Internet Banking foi o canal preferido do correntista, representando 24% das transações realizadas em 2011. A mobilidade também está inserida nesse contexto de evolução. Cerca de três milhões de contas correntes foram acessadas via Mobile Banking no País no ano passado.
Atenta a esse cenário, a Azul Linhas Aéreas modernizou seu portal de e-commerce e já registra média diária de até 200 mil acessos. A companhia incorporou novas funcionalidades no portal, que responde por aproximadamente 35% das suas vendas de passagens. Para suportar a demanda crescente, a Azul vem investindo em tecnologia e fechou um contrato com a e-Deploy, empresa brasileira especializada em aplicações móveis, web e infraestrutura.
Segundo Kleber Linhares, diretor de Tecnologia e Comércio Eletrônico da Azul, a companhia precisava de um website adequado e projetado especialmente para atender as necessidades dos clientes. “Outro ponto importante era a necessidade de atender com agilidade as demandas do comércio eletrônico, troca de banners, promoções, entre outras funções”, diz. Segundo ele, além da compra de tickets, é possível fazer o check-in e obter informações sobre os serviços de ônibus da companhia, bem como sobre o programa de entretenimento a bordo.
O antigo cenário da companhia aérea estava obsoleto. De acordo com Linhares, toda troca de banner, por exemplo, era tratada como uma mudança sistêmica e tinha que passar por todo um processo de gestão de mudança. “Hoje com a nova estrutura, isso é feito online pela equipe de e-commerce, de maneira muito mais prática”, aponta o diretor. Identificar as necessidades dos clientes – “o que alcançamos a partir de muita pesquisa no histórico de críticas/sugestões do nosso call center e em processos de focus group” - foi o maior desafio nesse processo de modernização.
O diretor conta que o projeto foi desenvolvido em .Net para facilitar a integração dos sistemas, implantação e manutenção do portal. “O ambiente de e-commerce se relaciona com inúmeros outros sistemas da Azul, especialmente o NewSkies, da Navitaire e o WebCenter, da Oracle, este último recentemente adquirido para administração do conteúdo do portal”, detalha Linhares e acrescenta que nesse processo de modernização o impacto para os usuários foi zero e houve um aceitação muito positiva do novo portal por parte do consumidor.
Após essa iniciativa, o próximo passo da Azul é explorar outras oportunidades tecnológicas e oferecer mais conforto e comodidade aos seus clientes. As aplicações de mobilidade estão no radar da companhia, que pretende investir no desenvolvimento de novas ofertas voltadas para dispositivos móveis, como check-in, informações de vôos e outros serviços mantidos sob sigilo. “Estamos trabalhando fortemente nisso e o início da entrega está previsto para o segundo semestre de 2012”, encerra o diretor.
Fonte: Decision Report
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