quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fusão entre TAM e LAN é aprovada

Para evitar monopólio, Latam terá que repassar a concorrentes o direito de operar dois voos diários na rota São Paulo-Santiago.



O órgão que garante a concorrência entre empresas no Brasil, o Cade, aprovou com algumas restrições, a fusão da TAM com a chilena LAN, formando a maior companhia aérea da América Latina.

Desde a aprovação pelo órgão de controle de concorrência do Chile, em setembro, a decisão do Cade, no Brasil, era o que faltava para a fusão ser colocada em prática. Mas para garantir a concorrência no setor, os conselheiros impuseram algumas restrições.

A nova empresa poderá fazer parte de apenas uma aliança internacional de empresas aéreas.

A TAM está na Star Alliance ao lado da alemã Lufthansa e da americana United, entre outras.

A LAN está na One World, com American Airlines e British Airways. A nova companhia vai ter que escolher ao lado de quem vai ficar.

A segunda exigência é para evitar o monopólio da Latam na rota São Paulo-Santiago. A nova empresa terá que repassar a concorrentes o direito de operar dois voos diários nesse trecho.

Sem essa intervenção, segundo o Cade, mais de 80% dessa rota ficariam nas mãos da Latam.

“Evidente que precisa ser uma empresa em condições de efetivamente operar e operar de forma eficiente esses voos”, fala o conselheiro do Cade, Olavo Chinaglia.

Após a fusão, a Latam torna-se a maior companhia aérea da América Latina. Com 40 mil funcionários, 220 aeronaves, voando para 115 destinos em 23 países. As empresas afirmam que vão manter as duas marcas.

O professor de transportes aéreos da USP, Jorge Eduardo Leal Medeiros, alerta para um eventual aumento do preço das passagens, mas acredita que a participação de outras empresas brasileiras, em alianças internacionais, pode equilibrar o mercado.

“O risco que nós temos é que de repente aconteça um pouco menos de competição no mercado. Mas eu acho que a participação da Gol no mercado internacional e eventualmente da Azul, que agora começa a aparecer como alternativa de fazer uma fusão com esses grandes consórcios mundiais, isso vai ser importante”.






Fonte: Gazetaweb

                                           Receba nossas notícias em seu e-mail, clique aqui e saiba como se cadastrar !!!



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário