As companhias aéreas terão de fornecer aos consumidores informações sobre a distância entre as poltronas de seus aviões na hora em que vendem os bilhetes. A ideia é promover mais competição no setor e dar ao passageiro mais dados no hora da compra.
Segundo o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, hoje essa informação já existe e deveria ficar visível nas portas dos aviões e nos bilhetes. Trata-se de um selo que classifica o espaço entre as poltronas: A (mais de 73 cm), B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm).
Em entrevista ontem à Folha e ao UOL, Bittencourt disse que agora a divulgação será mais ostensiva.
"Será informado aos usuários o nível de atraso, o nível de cancelamentos que elas [as companhias] têm para que os usuários possam escolher qual é sua opção", disse o ministro.
O dado sobre o espaço de uma poltrona até o encosto da poltrona da frente terá de ser informado de maneira ostensiva no momento da venda do bilhete (em balcões ou na internet) e no check-in. Segundo Bittencourt, a regra estará em vigor em alguns "meses".
Para evitar o costumeiro caos aéreo de final de ano nos aeroportos, o ministro disse o governo ordenou o cancelamento das férias dos funcionários que trabalham em aeroportos neste período de férias.
Fonte: Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário