O CEO da TAM, Libano Barroso, disse a TAM, que aumentou a sua capacidade doméstica em 12% este ano, planeja expandir 4% em 2012. O CEO da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, disse que a capacidade do Grupo Gol vai aumentar em 2012, 4%, com a maioria da capacidade adicional que vem da nova subsidiária Webjet, como os B737-300s. Nos três primeiros trimestres deste ano, a capacidade doméstica da Gol subiu em 5% enquanto a capacidade da Webjet foi até 10%.
Oliveira espera que o mercado brasileiro interno cresça de 7% para 9% em 2012, enquanto Barroso espera um crescimento na faixa de 8% para 12%. Isso marca uma desaceleração significativa em relação ao crescimento de 24% de voos domésticos registrado em 2010 e o crescimento de 19% nos três primeiros trimestres de 2011.
A Azul Linhas Aéreas está sendo acompanhada pela TRIP e Avianca Brasil no planejamento de expansão significativa da capacidade. Companhias aéreas internacionais também prevém o mesmo investimento no Brasil, como é o caso da Uruguaia Pluna, a portuguesa TAP e as americanas Continental e Delta. Como resultado, este trio será responsável pela maior parte do esperado crescimento de um dígito no Brasil no próximo ano e irá crescer a sua quota de mercado à custa da Gol e TAM.
A Azul e outras companhias aéreas brasileiras também iniciaram uma campanha para baixar os preços dos combustíveis. O relativamente elevado preço do combustível no Brasil é visto como um grande obstáculo ao crescimento.
Fonte: O Documento
0 comentários:
Postar um comentário