PADRÃO APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 4 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tam recebe dois A320 com sistema OnAir que permitem uso de telemóvel

A companhia aérea brasileira Tam acaba de receber dois aviões Airbus A320 que já vêm equipados com o sistema OnAir que permitem a utilização de telemóvel.


O jornal Panrotas, parceiro do PressTUR no Brasil, diz que com o sistema OnAir de ligação a bordo, baseado na tecnologia Swift Broadband (SBB) da Inmarsat, os passageiros podem usar seus telefones móveis para fazer ligações, enviar e receber mensagens ou dados, possibilitando o acesso à internet e às redes sociais em smartphones.



Com a integração na frota dos novos aviões, a TAM passa a dispor de 31 aparelhos com serviços OnAir. O sistema será instalado em mais 80 aviões da companhia durante os próximos anos, incluindo na frota internacional a partir do segundo semestre de 2012.



As novas aeronaves A320 estão configuradas com 174 assentos e eram as últimas unidades previstas este ano pela companhia que encerra o ano com 156 aviões.



A previsão da TAM é chegar a 179 aviões até o fim de 2015.





Fonte: Presstur



TAM e GOL terão maior concorrência em aeroportos saturados

Concorrência vai ocorrer com mudanças nas regras de redistribuição de direitos de pouso e decolagem, os slots, propostas pela Anac.

A Anac quer mudar as regras a partir do segundo semestre de 2012 para fomentar a concorrência entre as empresas e a queda nos preços das passagens, disse Marcelo Guaranys, presidente da Anac.
A mudança permitirá que metade dos direitos redistribuídos, e não apenas 20 por cento, sejam repassados a companhias que não atuam no terminal onde estão os slots. Isso valeria para todos os aeroportos do País, não apenas Congonhas, em São Paulo, como atualmente.


“A ideia é incentivar que outras empresas entrem nos aeroportos saturados e ao mesmo tempo fazer com que as empresas donas dos slots sejam mais regulares”, disse Guaranys em entrevista ontem em Brasília.
Juntas, Tam e Gol detinham 77 por cento do mercado doméstico até outubro, segundo os dados mais recentes da Anac. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, com 9 por cento do mercado, e a Trip Linhas Aéreas, com 4 por cento, são a terceira e a quarta maiores empresas do País mesmo com poucas operações em aeroportos movimentados, quase totalmente dominados pelas líderes, disse Guaranys.


A Tam caía 1,2 por cento, para R$ 36,07, às 15:32, e a Gol recuava 4,1 por cento, para R$ 12,20, no mesmo horário.


O mercado ganha eficiência com o aumento de concorrência, ainda que isso tenha de ocorrer de forma moderada, disse Leonardo Nitta, analista de infraestrutura do Banco do Brasil SA. Segundo ele, guerras de preços podem prejudicar as companhias do setor.


“A redistribuição é positiva porque abre espaço para outras operarem”, disse Nitta em entrevista por telefone hoje de São Paulo. O analista diz ficar reticente quanto à entrada de novas empresas no mercado brasileiro, “por causa da margem de ganhos”.


A redistribuição também tem que ser realizada a partir da análise da capacidade de investimento das empresas menores, que podem não ter estrutura para atender o aumento da demanda que vem com a concessão de novos slots, disse ele.


Infraestrutura e preços
A expansão da infraestrutura aeroportuária poderá influenciar a queda das passagens a partir de 2013, especialmente em aeroportos congestionados, onde será elevada a oferta, disse Guaranys. As reduções de preço podem ser maiores nos voos para as regiões Norte e Nordeste, disse ele, que também vê espaço para a entrada de novas empresas no mercado doméstico, ainda que não haja nenhum pedido pendente de registro de companhia aérea na Anac.


De janeiro a agosto desse ano, as tarifas aéreas domésticas caíram 18 por cento se comparadas ao mesmo período de 2010, disse a Anac em seu website.


A partir de fevereiro a Anac vai monitorar a pontualidade e regularidade das empresas aéreas em cerca de 150 aeroportos do País. De agosto em diante, as empresas terão um prazo, ainda a ser definido, para se adequarem, ao fim do qual a agência poderá retirar slots daquelas que não cumprirem os padrões mínimos de operação.


Os aeroportos mais afetados serão os de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Santos Dumont no Rio de Janeiro e o de Brasília, disse Guaranys. A regra também será aplicada em terminais com problemas pontuais em alguns horários do dia, como o de Confins, em Belo Horizonte.


Entre 2006 e 2010, 230 slots foram redistribuídos, todos em Congonhas. Dos 202 que trocaram de mãos em 2010, de cada cinco, apenas um foi para empresas que não operavam no aeroporto.


“Por isso a Azul e a Webjet ganharam pouco na última redistribuição de slots”, disse ele mencionando a Webjet SA, comprada pela Gol em julho.


Fonte: Exame

 

Infraero intensifica campanha contra lasers em direção a aviões, no ES

Devido ao alto número de registros de interferência de raio laser durante os pousos das aeronaves, a superintendência local da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informou, nesta quarta-feira (28), que pretende intensificar no próximo ano campanhas de conscientização para que as pessoas não utilizem as canetas emissoras de raio laser em direção ao céu de Vitória, na área próxima ao aeroporto.


A ação será conjunta e contará com o apoio da Polícia Militar (por meio do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos), a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Vitória e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a Infraero, 58 pilotos fizeram registros de interferência de raios laser enquanto pousavam no Aeroporto de Vitória em 2011, o que compromete a segurança dos voos. 


Em 2012, reuniões com as associações de moradores dos bairros Jardim Camburi, Mata da Praia e Bairro República, em Vitória, e Eurico Salles, na Serra, serão realizadas para que a população conheça os riscos da prática. Segundo relatos de pilotos, os feixes de luz partem de bairros situados no entorno do Aeroporto de Vitória e alcançam a cabine dos aviões, gerando interferência visual ou ofuscamento nos tripulantes.


A pessoa que for flagrada apontando raio laser na direção de um avião pode lser penalizada de 2 a 5 anos de reclusão, pelo crime de “expor em perigo passageiros de meios de transporte aéreo” ou impedir e dificultar a navegação área. Caso ocorra acidente com morte, a pena pode chegar a mais de 20 anos de detenção.


Fonte: G1                      JUNTE-SE AO TRIPULANTES NEWS NO FACEBOOK, CLIQUE AQUI E CURTA !!!


Fuselagem do novo avião A350 chega à fábrica da Airbus

A fuselagem dianteira do novo modelo de avião da Airbus chegou à fábrica da empresa, informou a empresa. A estrutura - conhecida como MSN500 - do novo modelo Airbus A350 XWB não irá voar, mas é um marco para o primeiro avião feito em grande parte de materiais compostos pela fabricante europeia. 


A MSN500 será usada em testes no solo para testar a força da fuselagem e as estruturas das asas, afirmou a revista Wired nesta quinta-feira.A fuselagem do A350 XWB é ligeiramente maior do que a do modelo 787 Dreamliner da concorrente Boeing e, ao invés de utilizar um grande tubo para a fuselagem, como o Dreamliner, usa painéis compostos a uma moldura de alumínio. 


Com base no tamanho e no número de assentos, o novo modelo da Airbus não irá concorrer com o 787 Dreamliner, e sim, com o Boeing 777, afirmou a publicação.Como os diversos componentes do A350 são fabricados em locais distintos da Europa, a Airbus utiliza um A330 modificado, conhecido como "Beluga" para transportar as peças. 


A fuselagem dianteira deverá esperar até o início do ano que vem para se unir com a seção central em Toulouse, na França. De acordo com a revista, assim como os Boeings 787, o A350 teve diversos atrasos. Mesmo assim, o primeiro vôo de um A350 é esperado para 2014. 


Fonte: Terra
 


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Azul pede autorização para quatro novos destinos

Companhia aérea solicita autorização para realizar voos com destino em Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná. 



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou nesta terça-feira (27/12) que solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar novas frequências de voos.



O intuito é conectar o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com os aeroportos de Londrina (Governador José Richa), Navegantes (Ministro Victor Konder), Vitória (Eurico de Aguiar Salles) e Curitiba (Afonso Pena).



Caso as novas rotas sejam aprovadas, elas terão início em 1º de março de 2012.



Fonte: Brasil Economico  

                                    

FIQUEI POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NA AVIAÇÃO, CADASTRE-SE CONOSCO E RECEBA GRÁTIS NOSSAS NOTÍCIAS!!!



2011 é o ano mais seguro de sempre da aviação civil

TAP está entre as companhias mais seguras do mundo (foto ASF)
O ano de 2011 prepara-se para ser o mais seguro de sempre em termos de segurança da aviação civil. Segundo um estudo publicado pelo Wall Street Journal, a média está em uma morte por cada 7,1 milhões de passageiros, superando a média de uma morte por 6,4 milhões em 2004.



Visto por outro prisma, a média desceu para dois acidentes aéreos a cada um milhão de voos.



Outro dos recordes ainda em curso é a do maior período sem acidentes aéreos com vítimas mortais (contam apenas aeronaves com 14 ou mais passageiros). Segundo a Aviation Safety Network, 2011 bateu o recorde de 61 dias sem acidentais mortais registado em 1985, estando actualmente nos 74 dias. O último acidente de aviação fatal aconteceu a 13 de Outubro, na Papua Nova Guiné, no qual morreram 28 pessoas.



A melhoria significativa das condições de segurança e manutenção das aeronaves, em especial nos países de leste da Europa, com a Rússia à cabeça, e em África, são razões apontadas para estes números, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo.
 
Fonte: A bola 
 

Passagem de avião tem maior alta no preço em 2011

Um levantamento divulgado pela Tendências Consultoria Integrada na última segunda-feira, apontou as maiores altas do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro a novembro de 2011. De acordo com os dados, o preço da passagem aérea apresentou a maior variação positiva.


A lista mostra que o preço das passagens aéreas cresceu 56,11% de janeiro a novembro de 2011, liderando o ranking da inflação.


Fonte: JB
                       MUITAS CONTRAÇÕES EM 2012, SAIA NA FRENTE, CLIQUE AQUI !!!



Avião de passageiros cai no Quirguistão e sete ficam feridos

Ao menos sete pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira na queda de um avião Tupolev Tu-134 com 73 passageiros a bordo no aeroporto da cidade de Osh, no sul do Quirguistão, informou o Ministério de Emergência quirguiz.
 
O aparelho, de fabricação russa e pertencente à companhia Kyrgyzstan Airlines, colidiu na pista de aterrissagem logo após a chegada, declarou um porta-voz dessa pasta (no sentido de ministério) à agência russa "Interfax".



"Segundo os primeiros dados, não há mortos. Há sete feridos, que estão sendo atendidos pelas equipes médicas", acrescentou.



De acordo com uma fonte extraoficial citada pela "Interfax", depois da colisão ocorreu um incêndio e os ocupantes do Tu-134 foram retirados da aeronave em chamas.



Uma das causas do acidente pode ter sido a densa neblina que havia na região do aeroporto no momento da aterrissagem do avião, que fazia um voo regular entre Bishkek, a capital quirguiz, e Osh.

O Tu-134 é um birreator com capacidade para 84 passageiros. A aeronave foi produzida entre 1966 e 1984 na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.



O último acidente grave com avião desse tipo aconteceu em 20 de junho deste ano, quando um Tu-134A-3 caiu em uma estrada perto do aeroporto da cidade russa de Petrozavodsk, seu ponto de destino, acidente no qual morreram 47 dos 51 ocupantes.



Fonte: Terra                                    JUNTE-SE AO TRIPULANTES NEWS NO FACEBOOK, CLIQUE AQUI !!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reunião entre aeroviários, empresas e governo termina sem acordo

O Ministério do Trabalho apresentou nesta segunda-feira (26) sua proposta de reajuste salarial e de benefícios para funcionários do setor da aviação. Mas a reunião de ontem, que contou com representantes das empresas e dos sindicatos dos aeroviários, terminou sem acordo.


Os representantes do ministério sugeriram que as empresas com maior capacidade de pagamento adotem um piso salarial de R$ 1.100 para seus operadores e que o reajuste salarial geral seja de 6,5%. Atualmente, há uma proposta de piso salarial de R$ 1.000 que está sendo estudada por empresas e trabalhadores.


A reunião ocorreu em Brasília, na sede do Ministério do Trabalho. Os sindicatos irão consultar as bases e as empresas irão se reunir para definir se aceitam ou não a sugestão do ministério. Os aeroviários, que antes pediam 10% de aumento, fizeram nova proposta de 7%.


Eles chegaram a fazer greve na quinta e sexta-feira (23) da semana passada nos aeroportos mais movimentados do país. A paralisação, no entanto, já foi encerrada e os terminais operam com normalidade. A próxima reunião de negociação ainda não foi marcada, mas deve ocorrer na semana que vem.
A paralisação da semana passada atingiu os aeroportos do Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza. A greve no Rio de Janeiro foi suspensa na sexta ao meio-dia. Nos demais aeroportos, a paralisação terminou mais cedo no mesmo dia.


Uma nova assembleia será realizada na terça-feira (27) para definir se a greve será retomada.


Fonte: R7


Empresa de aviação vai permitir que o cliente escolha pelo Facebook ou LinkedIn quem sentará ao seu lado

klm Viajar sozinho pode ser um verdadeiro problema dependendo do desconhecido que se sentar ao seu lado. Mas para evitar que isso aconteça, a empresa de aviação holandesa KLM promete lançar um método inovador de selecionar assentos em seus vôos: verificando os perfis dos outros clientes por meio do Facebook e do LinkedIn.


O “Meet and Seat” (Conheça e Sente) tem como objetivo aproximar passageiros que tenham os mesmos interesses e fazer com que eles se sentem juntos, tornando a viagem mais prazerosa para ambos e evitando possíveis transtornos ao resto da tripulação. Além disso, é claro, será possível escolher o seu parceiro de vôo por outras características que estejam exibidas em seus perfis nas redes sociais, como aparência ou emprego.
Segundo o jornal Daily Mail, do Reino Unido, o conceito do serviço ainda está sendo aperfeiçoado para ser lançado em 2012 e ainda não se sabe mais detalhes sobre como esta integração será feita. Um ponto positivo, porém, é a garantia de que as informações pessoais só serão compartilhadas caso os passageiros assim desejem.


Além desta novidade da KLM, outra companhia também está utilizando o Facebook para conectar seus passageiros. A Malaysia Airlines lançou, recentemente, um serviço que permite, por meio da rede social, que uma pessoa procure vôos de seus conhecidos na companhia. É possível checar os destinos e horários de embarque e desembarque de seus amigos para, quem sabe, planejar uma viagem juntos.


Fonte: Techtudo 


Voo Air France Paris-Nova York retorna por problemas em anticongelante

Um avião da Air France que cobria a rota Paris-Nova York no domingo regressou pouco depois de decolar ao aeroporto parisiense Charles de Gaulle (CDG) devido a um problema em um dos sistemas anticongelantes, informou a companhia.


"O voo AF08 de 25 de dezembro regressou ao CDG como medida de precaução devido a um pequeno incidente em uma das comportas anticongelantes, em um contexto hibernal", explicou à AFP uma porta-voz da Air France.


"Fora deste contexto, o voo poderia ter sido realizado", acrescentou a fonte, que informou que a aeronave, um Airbus A330, tem "múltiplos dispositivos que permitem enfrentar o gelo".


Encontravam-se a bordo do avião 187 passageiros e 12 membros da tripulação, e a aeronave decolou pela primeira vez às 19H04 (16H04 de Brasília) e retornou às 21H54 (18H54 de Brasília).


"O avião voltou a decolar às 23H52 (20H52 de Brasília) depois de consertar a comporta e enchê-la de querosene", explicou a porta-voz.
  
Fonte: Google      
                      DESCONTÃO DE ATÉ 90% EM PASSAGENS, CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE

Falha no software quase derrubou avião da Qantas na Austrália

A investigação de um acidente com um Airbus A330 que feriu 110 pessoas em 2008 revela que a principal causa foi uma falha no software do avião.

Em 7 de outubro de 2008, um Airbus A330 da companhia australiana Qantas fez dois mergulhos violentos em direção ao chão. A perícia dos pilotos – que desligaram o computador de bordo enlouquecido e pousaram o avião manualmente – salvou as 303 pessoas a bordo. Mas a montanha-russa aérea deixou um saldo de 110 pessoas feridas. Entre elas, 12 tiveram ferimentos graves e precisaram ser hospitalizadas.

Agora, as autoridades australianas liberaram o relatório final da investigação sobre o acidente. Entre outras conclusões, está a de que uma limitação no software foi a principal causa do comportamento suicida do computador de bordo. Mas os australianos também mandam um puxão de orelha para os passageiros. Mais de 60 deles estavam sem o cinto de segurança – e foram os que mais se machucaram. Esse fato deixa claro que vale a pena manter o cinto afivelado sempre que possível durante o voo.


O Airbus da Qantas voava de Singapura para Perth, no oeste da Austrália, a 11 mil metros de altitude. Inicialmente, o computador de bordo alertou sobre um problema com o sistema de elevação e iniciou uma subida de 90 metros. Os três pilotos começaram a verificar os instrumentos quando o avião mergulhou de repente, iniciando uma descida íngreme.


Os pilotos conseguiram recuperar o controle, mas passaram a ser bombardeados por uma série de alarmes, em geral falsos. Três minutos depois, o computador enlouquecido novamente iniciou um mergulho suicida. Foi preciso desligar os sistemas automáticos de voo e pousar o avião manualmente. 


As falhas
O Airbus tinha, a bordo, três equipamentos conhecidos como ADIRU (air data inertial reference unit). Eles processam dados como altitude, velocidade do ar e posição da aeronave, que são captados por sensores. Esses dados são transmitidos ao computador de bordo e usados como base para o controle automático do voo.

O relatório da Agência Australiana de Segurança dos Transportes (ATSB) diz que a primeira da sequência de falhas que causaram o acidente aconteceu em um dos três ADIRUs. Ele começou a enviar dados incorretos ao sistema de controle. Isso não deveria ser um problema grave, já que o avião pode voar normalmente com apenas dois dos ADIRUs.

Em qualquer situação, computador compara os dados recebidos dessas unidades. Quando há alguma inconsistência entre eles, a máquina leva em consideração as informações recebidas até 1,2 segundo antes. Mas, aparentemente, ninguém previu um procedimento para o caso de dois ADIRUs mandarem dados intermitentes ao computador com intervalos de mais de 1,2 segundo. Foi o que provocou o acidente com o avião da Qantas.


Os passageiros daquele voo realmente tiveram azar. A ATSB diz que essa foi a única vez em que uma falha do computador de bordo assim foi registrada em 28 milhões de horas de voo dos Airbus A330 e A340. Outro evento extremamente raro é a falha do ADIRU. Isso só aconteceu três vezes em 128 milhões de horas de voo com aquele modelo específico de equipamento. 


Atualização de software
A agência australiana também diz que, pouco tempo depois do acidente, o fabricante dos equipamentos liberou uma atualização de software que impede que esse problema volte a acontecer. Tem sido assim com muitos acidentes aéreos. Cada vez que um deles é investigado, as conclusões servem de base a aperfeiçoamentos que melhoram a segurança.


Fonte: Exame 
                                JUNTE-SE A NOSSA COMUNIDADE NO FACEBOOK, CLIQUE AQUI !!!



Webjet apresenta nova frota de aviões para 2012

A Webjet iniciou na última semana seus voos com o Boeing 737-800 NG. O novo avião vem operando voos entre Recife, Rio de Janeiro e São Paulo nesta estreia. A chegada da aeronave marca o início da renovação da frota da companhia, que pretende fechar 2012 com nove aparelhos deste modelo e um aumento de 10% da capacidade de assentos oferecidos.



A Webjet é a segunda companhia no país a ter em sua frota o 737-800 e tem planos para colocar um novo avião em operação a cada 45 dias. Em breve, todas as 18 capitais atendidas pela empresa receberão voos com as novas aeronaves. O 737-800 Next Generation é um dos aviões mais seguros e modernos do mercado e pode transportar até 184 passageiros. Por ter o sistema de Winglets, curvaturas para cima nas pontas das asas, o modelo é conhecido pela estabilidade e economia, chegando a alcançar uma média de 850 Km/h de velocidade.


Para Julio Perotti, Presidente da Webjet, a chegada dos novos aviões demonstra o compromisso da companhia em continuar a ser uma das mais eficientes do Brasil. "O 737-800 proporcionará aos nossos clientes ainda mais conforto, segurança e a garantia dos menores preços, já que é um dos equipamentos mais eficientes da indústria ", destaca. O executivo acredita que a novidade vai ajudar a Webjet a manter os preços mais baratos que os da concorrência e auxiliar na liderança da pontualidade, já que em novembro a empresa alcançou pelo nono mês consecutivo o primeiro lugar, de acordo com os dados publicados no site da Infraero.



As passagens para voar no novo avião já estão sendo oferecidas e a companhia programou novos voos para Recife neste final de ano e início de 2012. De olho no aumento da demanda, as novas aeronaves que chegarão em janeiro e fevereiro farão rotas para o Nordeste e o Sul do país.


Fonte: EconomiaSC


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Incentivo ajuda ampliar malha e melhora vida do empresário

Mato Grosso teve a ampliação da malha aérea em 2011, e, com isso, os municípios de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta passaram a ser atendidos com voos diários. A facilidade de acesso tornou a vida dos executivos que circulam no Estado muito mais fácil.



O empresário Roberto Amorim Arruda que tem empresas em Sinop e Rondonópolis ressalta que em 2011 teve um resultado muito melhor na administração de suas empresas se comparado aos anos anteriores em que teve de fazer o trajeto de ônibus ou carro. “A rapidez possibilita a economia não só de dinheiro, mas também de tempo”.



Assim como Roberto Arruda, o professor Sérgio Silva de Souza vai a Sinop frequentemente para dar aulas. Ele conta que com os voos ficou mais fácil e mais rápido. “É impressionante, mas a facilidade do acesso também leva o desenvolvimento econômico para a região”. E para o consultor Mario Ferreira, que vive em Rondonópolis, as idas para São Paulo ficaram muito mais confortáveis. “Antes eu tinha que dirigir até Cuiabá e depois ainda pegar um avião até São Paulo. Agora, embarco em Rondonópolis e em menos de duas horas estou em São Paulo”.
 
A Trip Linhas Aéreas e a Passaredo Linhas Aéreas foram as duas empresas que investiram em novas rotas dentro do Estado. Com incentivos concedidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT), estas empresas já estudam a possibilidade de implantar novas rotas no Estado.
 
O incentivo concedido pelo Governo do Estado consiste no desconto de até 50% no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) do querosene de avião. Um dos pré-requisitos para receber esse incentivo é que a companhia aérea atenda pelo menos quatro municípios mato-grossenses com voos regulares.
 
O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, conta que o primeiro protocolo de incentivos para as companhias aéreas foi assinado em 2009. Isso fez com que as empresas regionais olhassem com bons olhos para Mato Grosso. “O Incentivo dado pelo Governo fez com que outros estados também investissem em benefícios para a ampliação da malha aérea”.
 
A ampliação da malha aérea de Mato Grosso beneficia não só o desenvolvimento econômico, como também o crescimento do turismo. Segundo Nadaf, Mato Grosso já tem quatro municípios atendidos por jatos. Além da Trip que aprimorará o voo Rondonópolis – São Paulo – Alta Floresta, a Passaredo Linhas Aéreas também ampliou a malha implantando a operação de um voo direto de Rondonópolis para São Paulo.
Sinop, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, também já tem voos sendo operados por jatos.
 
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Nevaldir Graf, conhecido como Ticha, diz que este tipo de ação contribui consideravelmente para o desenvolvimento econômico da região. A expectativa da população sinopense é que o município ganhe novos voo que ligue a cidade a outros estados.
 
Fonte: 24HorasNews 


Procon-SP autua TAM e Gol por não informarem passageiros durante greve

As empresas terão 15 dias para se defender nos processos administrativos, que poderão resultar em multa de R$ 400 a R$ 6 milhões.

Em fiscalização realizada nesta quinta-feira (22) no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, o Procon de São Paulo autuou as empresas TAM e Gol por não fornecerem todas as informações necessárias aos passageiros. “Mais uma vez as empresas deixaram de atender o direito mais básico do consumidor que é o da informação. Vamos abrir processo e multá-las”, disse, por meio de nota, o diretor executivo do órgão, Arthur Góes.


As empresas terão 15 dias para se defender nos processos administrativos, que poderão resultar em multa de R$ 400 a R$ 6 milhões.


Entre os problemas que o Procon atribui a TAM, está a falta de divulgação clara dos canais de atendimento e ausência de opção na página da internet para queixas e reclamações. O problema verificado na Gol também é a ausência de opção na internet para queixas e reclamações.




Justiça europeia determina que aviões deverão pagar por CO2 emitido

O Tribunal de Justiça da União Europeia sentenciou nesta quarta-feira que a inclusão da aviação no sistema europeu de direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2) é legal, de modo que todos os aviões que operem na Europa deverão pagar por cada tonelada de CO2 que gerem.


O veredito respalda a postura da União Europeia (UE), que decidiu que a partir do próximo 1º de janeiro todos os aviões que aterrissar ou decolar de seus aeroportos deverão pagar pela emissão do CO2 que emitam durante o trajeto, uma medida que gera polêmica e preocupa países como, os EUA, a China e o Brasil.


A medida adotada despreza a reivindicação apresentada pelas companhias aéreas norte-americanas - que querem evitar que seus voos de longa distância tenham que pagar esta cota - perante a Justiça britânica, que, por sua vez, consultou o Tribunal europeu sobre o caso.


As companhias aéreas dos EUA e Canadá denunciaram que a UE viola o direito internacional ao obrigar que seus voos paguem pela emissão de CO2 que liberam durante todo o trajeto e sugeriram pagar unicamente pela quantidade emitida enquanto sobrevoam o território europeu.


No entanto, o Tribunal Europeu considerou que pelo fato da medida só afetar as aeronaves que aterrissam ou decolem na UE, momento no qual os aviões estão submetidos à plena jurisdição comunitária e, portanto, não viola o princípio de territorialidade nem a soberania de outros países.


As companhias aéreas americanas e canadenses alegaram também que ao incluir a aviação no sistema de comércio de direitos de emissões de (ETS), a UE violou vários acordos internacionais porque asseguram que esta taxa já é somada ao combustível.


A sentença, pelo contrário, afirma que o ETS não infringe a obrigação de não impor encargos e taxas ao combustível, já que não existe relação direta entre a quantidade de combustível que possui ou consome um avião e a carga que deve pagar o operador.


O ETS se baseia em mecanismos de mercado, de modo que o preço dos créditos que dão direito a emitir CO2 varia em função da oferta e da demanda.
 
Após a confirmação desta decisão judicial, o eurodeputado alemão Peter Liese afirmou que os EUA e Canadá devem respeitar tal medida: 'Espero que tanto os EUA como outros países respeitem essa decisão; quando alguém recorre aos tribunais, deve se respeitar sua sentença'.


O deputado alemão socialista Jo Leinen também lembrou que 'tanto as empresas como os cidadãos americanos têm que cumprir a lei da UE' e assegurou que o comportamento do país americano em relação a esta questão é 'arrogante e ignorante'.


Fonte: Exame                                              CURTA NOSSO FACEBOOK, CLIQUE AQUI !!!


No avião, os germes da gripe moram ao lado

É uma reclamação comum: voar em um avião lotado e chegar em casa com uma gripe. O que o acontece com o ar lá em cima?


Quem viaja de avião pega doenças infecciosas com mais frequência, mostra uma pesquisa. Um estudo colocou o aumento associado do risco de pegar uma gripe durante um voo em 20%. E as festas de fim de ano são um período particularmente infeccioso, com os aviões lotados de famílias, seus presentes — e todos aqueles germes.


O ar que circula na cabine é comumente o fator mais apontado como culpado. Mas estudos já mostraram que os chamados filtros de air Hepa (sigla em inglês para high-efficiency particulate air) usados atualmente na maioria dos aviões podem capturar 99,97% das partículas que carregam vírus e bactérias. Dito isto, quando o ar em circulação é fechado, o que às vezes acontece durante longos períodos de espera em solo ou por curtos períodos, quando os passageiros estão embarcando ou saindo da aeronave, as infecções podem se espalhar como fogo.


Um conhecido estudo, feito em 1979, descobriu que, em um avião que ficou três horas parado com os motores desligados e sem ar circulando, 72% das 54 pessoas a bordo ficaram doentes num período de dois dias. A cepa de gripe que eles pegaram foi identificada em um dos passageiros. Por esta razão, a Administração da Aviação Civil dos Estados Unidos emitiu um alerta, em 2003, para as companhias aéreas, dizendo que os passageiros deveriam ser retirados do avião em 30 minutos quando não houver circulação de ar, mas a conformidade não é obrigatória.


Muito do perigo vem das bocas, narizes e mãos dos passageiros que sentam próximos. A zona crucial de exposição é geralmente dois assentos na frente, ao lado ou atrás de você, de acordo com um estudo feito em julho pelo jornal especializado "Emerging Infectious Diseases", que foi publicado pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. 


Uma série de fatores aumenta as chances de trazer para casa uma tosse ou um narriz escorrendo de lembrança. De fato, o ambiente a mais de 9.000 metros de altura facilita a difusão de doenças. O ar em aviões é extremamente seco e os vírus tendem a se desenvolver em condições de baixa umidade. Quando as membranas mucosas secam, elas se tornam bem menos capazes de conter infecções. As altas altitudes também podem cansar o corpo e o cansaço contribui para tornar as pessoas mais sucetíveis a gripes.
Além disso, vírus e bactérias podem viver horas em algumas superfíces — algumas partículas virais conseguem viver até um dia em certos lugares, como já se identificou. As mesas, os bolsos atrás dos assentos , que ficam lotados de lenços de papel , guardanapos sujos e lixo, podem ser particularmente perigosos. Também é difícil saber que germes estão escondidos em travesseiros e cobertas de aviões.


A pesquisa já mostrou quão facilmente as doenças podem se espalhar. Ao acompanhar a transmissão da gripe em voos de longa distância em 2009 com passageiros infectados com o vírus H1N1, pesquisasdores australianos identificaram que 2% dos passageiros contraíram a doença durante o voo e 5% deles ficaram doentes dentro de uma semana após o pouso. Os passageiros da classe econômica apresentaram um risco 3,6% maior de contrair o H1N1, caso estivessem sentados a dois assentos da pessoa com os sintomas durante o voo. Após o voo, esse risco já mais elevado dobrava para 7,7%, para passageiros a dois assentos da pessoa doente.


A epidemia da síndrome respiratória aguda grave (SARS), em 2002 e 2003, entretanto, parece ter tido uma zona de contágio mais ampla. Em um voo estudado, um passageiro passou a mesma cepa de vírus para alguém que estava sentado a sete filas de distância, enquanto as pessoas sentadas próximas ao passageiro doente não contraíram a doença.


Dito isto, a maior parte das pessoas que se sentam perto de alguém que está doente provavelmente não ficará doente. "Quando embarcamos em um avião, a maioria de nós não pode escolher de quem vai se sentar perto. Mas isto não te condena a pegar uma gripe", dise Mark Gendreau , da Lahey Clinic Medical Center, de Boston.


Em 2005, ele fez parte de um grupo que publicou um estudo no respeitado jornal "Lancet" que concluiu que o risco aparente para os viajantes era maior que o risco real, e isso ainda ocorre hoje, disse ele.


Ainda assim, existem algumas precauções extras que os passageiros podem tomar para evitar gripes.


- Hidratação. Beber água e manter as passagens nasais úmidas com solução salina pode reduzir o risco de infecção.
 - Limpar suas mãos frequentemente com desinfetante a base de álcool. Nós normalmente nos infectamos tocando a boca, o nariz ou os olhos com nossas mãos que pegaram algo.
 - Usar lenços desinfetantes para limpar as mesas antes de utilizá-las.
- Evitar os bolsos que ficam atrás das cadeiras
- Abrir a passagem de ar e a virá-la para você para que o ar vá diretamente para o seu rosto. O ar filtrado do avião pode direcionar o germe para longe.
- Mudar de assento se você estiver sentado perto de alguém que está tossindo, espirrando ou que parece ter febre. Isso pode não ser possível em voos lotados, mas vale a pena tentar. Um espirro pode produzir 30.000 gotículas que podem se propagar por até quase 2 metros.
- Chamar a atenção da tripulação se a circulação do ar for fechada por um longo período.
- Evitar trasseveiros e cobertas (se você conseguir encontrá-los).


"Se você tomar as devidas precauções, provavelmente, vai ficar muito bem", disse o dr. Gendreau. "Na maioria de nós, o sistema imunológico faz o que foi criado para fazer — nos proteger de insultos infecciosos."


Fonte: The Wall Street Journal    
                                        


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Azul comemora três anos e dá maquetes de aviões em concurso cultural



Azul Linhas Aéreas Brasileiras comemora seu aniversário de três anos com um concurso cultural.





Com a iniciativa, a companhia pretende estreitar o relacionamento com os consumidores convidando-os a escrever um depoimento sobre o tema “Voar pelos céus do Brasil”. Os textos, no entanto, não poderão conter o nome da empresa.



Para participar, os interessados devem acessar a fan page da companhia no Facebook e curtir a página, onde poderão redigir a mensagem.
Os 40 melhores autores serão premiados com maquetes dos aviões da Azul, além de terem os textos expostos na capa do site da empresa. O regulamento completo da ação está disponível da página da Azul no Facebook.
Fonte: Exame

Passageiros em alerta com furtos e roubos de malas no aeroporto de Salvador



Decorar a mala com figuras e objetos luminosos é estratégia dos passageiros para não ter as bagagens extraviadas durante as viagens.
Ao chegar no Brasil após cinco meses morando em Londres, na Inglaterra, a estudante de 21 anos optou por pegar um voo da empresa aérea TAM para fazer a conexão São Paulo para o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães em Salvador. No desembarque descobriu que uma das duas malas que trouxe sumiu. 
“A vermelha está aqui. Já a preta, mais fácil de pegarem, não está aqui. Depois de passar um tempo fora chego e acontece isso comigo. Perdi muita coisa. Havia eletrônicos na mala”, reclama a jovem que prefere não se identificar.


Ela foi mais uma vítima da ação de quadrilhas que se especializaram em furtar bagagens nas esteiras que ficam na área de desembarque do aeroporto de Salvador. Nesse período do ano, quando há maior fluxo de viagens, os bandidos aproveitam o grande volume de passageiros para agir. 


No dia 16, o autônomo Cícero Luís Santos Filho, 24, foi preso em flagrante em Salvador. O baiano de Alagoinhas partiu de São Paulo, também pela TAM, e tentou pegar a mala de um passageiro na esteira da Gol quando a vítima viu e acionou a Infraero.


“Geralmente são homens que compram bilhetes baratos e viajam com apenas uma mochila. Eles sentam nas primeiras cadeiras do avião para, assim que pousar, serem os primeiros a pegar as malas”, explica o coordenador da polícia civil no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, Paulo Roberto de Araújo.




Ação 
Os bandidos preferem as malas pretas e sem marcação, pois são mais difíceis de serem identificadas pelo dono, mas não descartam as mais coloridas. “Tudo depende do tempo que eles têm. Eles precisam agir rapidamente. Eles pegam bagagens na esteira do voo que estavam, como de outras companhias. Vale o que estiver à disposição primeiro”, completa.


O “lucro” da ação não é garantido. A mala pode ter apenas roupas ou estar recheada de eletrônicos e outros produtos. A polícia só descobriu esse tipo de crime em 2010 com a prisão de duas pessoas. “Esses homens viajavam constantemente pela empresa Azul e identificamos junto com a empresa aérea que toda vez que viajavam acontecia um furto de malas onde iam. Um dia eles pegaram um táxi e conseguimos descobrir o destino. Eles foram presos”, diz.


Atenção 
Mas essa não é a única forma de sair lesado do aeroporto. Se é difícil confiar em quem viaja ao lado, a desconfiança também deve existir quando se trata dos funcionários das companhias. O furto de objetos dentro de malas após o check in está no topo das estatísticas do terminal. 


Somente em novembro foram registrados 19 furtos contra 8 extravios de malas. “Só podem ser funcionários diretos das companhias ou das empresas terceirizadas que trabalham para elas no transporte das bagagens para a aeronave. Mas é muito difícil identificar quem furtou a mercadoria. A ação pode ter sido executada aqui ou no estado de origem do visitante”, ressalta Araújo.


Para passar uma semana em Salvador e festejar o Natal, o professor de inglês José Carlos Teixeira, 62, achou que identificar a mala com o ticket da companhia aérea e fechá-la com um cadeado fosse suficiente para garantir a segurança dos seus pertences. Ledo engano. “Assim que tirei a mala da esteira vi que o cadeado tinha sumido. O cinto que amarrava a mala estava folgado. Felizmente não tem nada de grande valor. Apenas roupas e sapatos”, narra.


O professor diz que não plastificou a bagagem porque era um voo curto e não imaginou que funcionários pudessem furtar os clientes. “A gente não viaja na expectativa de ser roubado”.


Fonte: Correio24Horas






Trip recebe dois novos Jatos Embraer 190



A Trip Linhas Aéreas acaba de incorporar dois novos Jatos Embraer 190 a sua frota, que agora totaliza 54 aviões. Apenas de Embraer 175 e 190 já são 19 jatos em operação nos mais de 80 destinos da Trip no País. 


A estratégia de aquisição de aeronaves da fabricante brasileira faz parte do plano de expansão da Trip e amplia a oferta de assentos e capacidade de carga em suas rotas que integram todas as regiões do país. Um dos dois novos Jatos Embraer 190 entrará, a partir de 8 de Janeiro, em operação na rota Rio de Janeiro (RJ) – Curitiba (PR) – Londrina (PR) – Cuiabá (MT) – Sinop (MT), o outro ficará em disponibilidade, como aeronave extra, para atender o aumento do volume de voos do final do ano. 


“As novas aquisições irão aumentar a capacidade da Trip para transportar mais passageiros em centros regionais, além de permitir que a empresa reforce suas operações neste período em que a demanda aumenta naturalmente”, ressalta o diretor de marketing e vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas. 


O executivo disse que a companhia espera manter o foco da empresa na qualidade dos serviços. Os novos modelos Embraer 190 têm maior capacidade para o transporte de passageiros, com 110 assentos. 


Fonte: Mercado e Eventos            DESCONTOS DE ATÉ 90% DE DESCONTO, CADASTRE-SE É GRÁTIS !!!


Passageiros passam mal durante voo de Guarulhos para Ribeirão Preto



Passageiros passaram mal durante um voo de Guarulhos, na Grande São Paulo, com destino a Ribeirão Preto na tarde desta quinta-feira (22). O avião da companhia aérea TAM, que decolou por volta das 16h40 do aeroporto de Cumbica, não conseguiu pousar em Ribeirão Preto e teve de aterrissar em Campinas, no interior do estado.
Um dos passageiros que estavam no voo 3396 afirmou ao G1 que o avião “despencou” numa das tentativas de pousar em Ribeirão, deixando quase todos em pânico. “O avião tentou descer duas vezes. Não conseguiu. Aí, não sei se pelo mau tempo, deu um tranco e ele começou a despencar. Várias pessoas começaram a chorar”, afirmou o consultor Pedro.
Segundo ele, várias pessoas passaram mal e foram atendidas por uma equipe médica assim que a aeronave taxiou em Viracopos. A TAM disse que “prestou toda a assistência necessária aos passageiros, incluindo apoio médico a alguns clientes que não se sentiram bem durante o desembarque”.
A Infraero também confirmou ter sido solicitada pela TAM para o atendimento e disse que um dos passageiros foi retirado do avião e levado ao posto médico.
“Na hora em que deu a despencada, todo mundo gritou. Nunca vi isso”, disse o consultor. A TAM não comentou a afirmação de que o avião "despencou".
Segundo a companhia aérea, o voo "teve seu pouso alternado para o aeroporto de Viracopos (Campinas) devido ao mau tempo em Ribeirão Preto". De acordo com a Infraero, os passageiros acabaram desembarcando na cidade.
Fonte: G1                                    SAIBA COMO SER CHAMADO PARA SELEÇÃO, CLIQUE AQUI !!!

Azul Linhas Aéreas inicia a venda de passagens para novo voo entre Goiânia e Palmas



As passagens já estão disponíveis com tarifas a partir de R$ 79,90*. Goianos e palmenses ganham uma ligação direta entre as cidades.


São Paulo – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciou a venda de passagens para seu novo destino a partir do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, para Palmas, no Tocantins. Com o novo voo, que começa em 1º de fevereiro de 2012, goianos e palmenses ganham uma ligação direta entre as suas cidades.


As passagens estão à venda a partir de R$ 79,90* o trecho e os preços estão sujeitos à disponibilidades de assentos. O pagamento pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito. A compra pode ser feita pelo site (www.voeazul.com.br), por meio do Call Center (4003-1118) ou nas lojas da Azul.


Será uma frequência diária de segunda a sábado, com saída de Goiânia às 00h45 e chegada às 1h10 em Palmas. Já no sentido oposto, a partida acontece às 3h00 com chegada às 5h15 no Aeroporto Santa Genoveva. De Goiânia, os Clientes têm à disposição conexões para Confins, na grande Belo Horizonte, e para Campinas. Com estas ligações, o palmense que sai de sua cidade pela manhã com destino a Campinas ou Belo Horizonte pode ir e voltar no mesmo dia, dando mais comodidade a quem quer fazer negócios.
As operações serão realizadas com os modernos jatos Embraer 190/195.


A Azul parte do Aeroporto de Viracopos (Campinas) para 36 cidades brasileiras, como: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Recife, Salvador, Fortaleza, dentre outros. Já do aeroporto mineiro, a companhia oferece 13 destinos entre eles São José dos Campos, Vitória, São Luís, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ilhéus, Viracopos e Belém.


[* Tarifas válidas por trecho. Promoção válida somente para voos diretos operados pela AZUL. Reservas são obrigatórias, as quais devem ser realizadas até 23/12/11, e viagens realizadas de 01/02/12 a 14/02/12 ou de 01/03/12 a 31/03/2012. Tarifas sujeitas às regras tarifárias e disponibilidade de assentos].


Fonte: Revista Fator                     CURTA O TRIPULANTES NEWS NO FACEBOOK, CLIQUE AQUI !!!


← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial