Voos noturnos do aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza, podem ser suspensos. O motivo seria o barulho causado pelos aviões durante decolagem e pouso. A ação civil pública é movida pelo Ministério Público Federal que recebeu uma denúncia de um morador do bairro Lagoa Redonda, que fica na rota dos aviões.
O processo, aberto em 2008, aguardava um estudo mais elaborado sobre o impacto do barulho produzido por aviões em alguns pontos da cidade. O relatório, produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) do município, ficou pronto neste mês e deve ser discutido nos próximos dias em audiência pública.
Segundo a carta acústica, como ficou conhecido o estudo, os picos de ruídos gerados nas passagensde aviões são elevados, principalmente no bairro aerolândia, um dos mais proximos ao aeroporto. Lá, a medição chegou a marcar 92dB, e manteve uma média de 60dB, valor acima do limite considerado aceitável para o conforto humano na Norma Brasileira 10.152, que pode variar de 35 a 50dB.
O Ministério Público Federal aguarda a apresentação do estudo completo para definir quais serão os próximos passos da Ação, mas uma das possibilidade é a adaptação do horário de funcionamento do aeroporto internacional Pinto Martins aos moldes do que já é praticado, por exemplo, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que funciona de 6h as 23h.
Fonte: NE
0 comentários:
Postar um comentário