Os 104 passageiros de um voo da Gol que fazia rota São Paulo-Fortaleza passaram por momentos de tensão e desconforto após o avião apresentar problemas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na tarde de terça-feira (22).
Segundo passageiros, a aeronave apresentou problemas antes da decolagem, quando todos já estavam acomodados para levantar voo. O voo estava programado para sair às 15h15 (horário de Brasília), mas somente três horas e meia depois os passageiros conseguiram trocar de avião e seguir viagem para a capital do Ceará.
Passageiros contaram que minutos depois que entraram na aeronave observaram que o ar-condicionado e as luzes não estavam funcionando.
Eles relataram que foram informados pelo piloto que o avião tinha apresentado uma pane elétrica e que devido à falha a aeronave teria de fazer uma manutenção não programada antes de seguir viagem.
Passageiros disseram que a tripulação pediu que eles esperassem o término da manutenção para seguirem viagem, mesmo após o avião apresentar uma nova falha.
“A tripulação disse que devíamos ficar dentro do avião esperando o conserto, porém, com o calor e à medida que ia escurecendo, a tensão aumentava. Ficamos presos dentro da aeronave por cerca de 45 minutos, quando um passageiro resolveu tomar a frente e questionou se tínhamos condições psicológicas de continuar naquele avião, que exigia o embarque em outro voo”, contou um advogado, que pediu para não ser identificado.
Apreensivos, alguns se recusaram a seguir viagem no mesmo avião mesmo depois de realizada a manutenção não programada “como teria sido sugerido pelo piloto”. “Mas ninguém quis ficar e começou um impasse”, contou o advogado.
O jornalista Inácio Aguiar foi um dos passageiros que protestou e foi conversar com a tripulação, que estava irredutível para relocação deles em outro voo.
Ele relatou que quando a primeira pessoa se levantou da poltrona e retirou a bagagem de mão do bagageiro “se formou uma fila no corredor e todos pressionaram para que a porta fosse aberta e os passageiros esperassem na sala de embarque um posicionamento da companhia”.
Aguiar afirmou que o impasse em abrir a porta para os passageiros irem para a sala de espera do aeroporto de Guarulhos durou quase meia hora, pois a tripulação insistia que eles deveriam embarcar naquela aeronave.
“A companhia queria embarcar, mas os passageiros se recusaram. Todos os passageiros saíram da aeronave por problemas técnicos.”
Quando os passageiros saíram do avião foram avisados por funcionários da Gol que eles seriam encaixados nos próximos voos de acordo com as vagas existentes. “Mas após os questionamentos sobre os nossos direitos, a companhia arrumou outro avião e seguimos viagem às 18h45. Estávamos com uma criança e esperar aquele tempo todo foi absurdo”, contou a esposa do advogado.
Outro lado
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes informou que o avião que fazia a rota São Paulo-Fortaleza necessitou de “manutenção não programada antes da decolagem”, ainda no pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A empresa não detalhou os motivos que levaram ar-condicionado e as luzes do avião a não funcionarem e o painel de controle do avião apresentar falhas, conforme avisou o piloto aos passageiros. A Gol lamentou o desconforto e destacou que “a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão”.
A companhia aérea destacou ainda que providenciou imediatamente a substituição do avião e que os passageiros seguiram viagem às 18h45 desta terça-feira (22), “conforme o que determina a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).”
Fonte: D24am
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