segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um terço dos acidentes aéreos envolve violações das normas de aviação



A informação foi divulgada pelo Brigadeiro que também chefia o Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aéreos, Luis Roberto do Carmo Lourenço, os dados são que pelo menos um terço desses acidentes com aeronaves são causados por violações das normas de aviação, de acordo com as declarações do brigadeiro 34.85% em referência ao número de 181 acidentes aéreos investigados pelo Cenipa foram causados por essas violações que incluem pilotos que não possuem habilitação e aeronaves com inspeção vencida.


De acordo com o oficial essas irregularidades são as principais causas de acidentes aéreos, tornando essas violações das normas a maior vilã de toda a aviação em seu geral sendo somadas as operações comerciais ou particulares.


CURSOS A DISTÂNCIA DE PILOTO E COMISSÁRIO DE VOO





Quando a pergunta de se essas afirmações podem levar a crer que falta fiscalização, Roberto disse que a responsabilidade dessas fiscalizações é da Agência Nacional de Aviação Civil e que por esse motivo ele não poderia responder a esse questionamento, mas ressaltou que isso se deve a cultura adotada por muitos que se refere ao famoso “jeitinho Brasileiro”.


Ao iniciar sua palestra o Brigadeiro se disse envergonhado com o número de 103 acidentes só nos primeiros seis meses deste ano e ressaltou que esses índices não podem ser aceitos para um país que tem a aviação que o Brasil possui.


A falta de regularidade mais comum se da através da falta de registros ou homologação de operação em pista, esta representa um número de 24.2% nas causas de acidentes ocorridos no ano de 2012.


No que se refere a habilitações vencidas ou mesmo falta de habilitação dos pilotos, a representação é de 16.1% dos casos para pilotos com habilitação vencida, já para os pilotos que não possuem habilitação esse número é de 14.5%, no que corresponde ao certificado que atesta condições de vôo das aeronaves esse número atingiu a marca de 14.5%, nesses casos esse certificado estava vencido ou havia sido feito o seu cancelamento.


O Brasil possui atualmente 15.019 aeronaves, com esse número é o país que tem a segunda maior frota civil mundial, dados da Anac revelam que houve um aumento de 40.3% em comparação com o ano de 2003, porém esse números são contrastados pelo crescimento também no número de acidentes já que em 2003 foram 70 e esse número foi elevado para 181 no ano de 2012, de acordo com informações do Cenipa.


Fonte: Noticias BR


CURSOS A DISTÂNCIA DE PILOTO E COMISSÁRIO DE VOO





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário