quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Reportagem Especial - Profissão Mecânico de Aeronave

Todo avião necessita de inspeção e manutenção constantes, sendo que estes trabalhos são normatizados e fiscalizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para que um mecânico de avião possa exercer suas atividades, deve ter pelo menos duas de três possíveis homologações:


  • Grupo-Motopropulsor - GMP (obrigatória)

  • Grupo-Célula - CEL (obrigatória)

  • Grupo-Aviônicos - AVI (opcional, porém o profissional mais requisitado pelas empresas aéreas hoje é o que possui também esta carteira)

O Mecânico de Avião que possui as homologações de GMP e CEL é responsável por todos os componentes mecânicos e estruturais de uma aeronave, incluindo os motores, caixas de engrenagens, controles de vôo, trens de pouso, sistema hidráulico, ar condicionado, sistema anti-gelo e sistemas de combustível. O mecânico deve examinar, testar e reparar todos os componentes listados acima.
Já o Mecânico de Avião que possui a homologação de AVI é responsável por todos os instrumentos da cabine de comando usados para operar a aeronave, incluindo equipamentos de radar, comunicação, navegação, comandos eletrônicos de vôo, bem como todo o sistema de geração elétrica e distribuição na aeronave. 


O profissional inicia sua carreira como auxiliar, acompanhando os mecânicos na realização dos trabalhos de inspeção, reparo, troca de componentes e na liberação de aeronaves para retorno ao vôo. Após o período de 3 (três) anos, tempo necessário para adquirir experiência em uma aeronave da empresa na qual trabalha, o mecânico auxiliar fará a prova prática com um Inspetor da ANAC, que o aprovará nas especialidas que foram exercidas até a data da prova. 


A partir deste momomento o auxiliar passa a ser um Técnico de Manutenção de Avião e estará habilitato a todas as responsabilidades que este trabalho exije, e irá analisar, diagnosticar e reparar os mais serios problemas que aparecerão ao longo de sua complexa carreira.


Para se tornar um profissional na área de manutenção de avião, você precisa fazer o curso em uma Escola de Aviação devidamente homologada pela ANAC.

O curso é dividido em quatro módulos: Básico, Grupo-motopropulsor, Célula e Aviônica. Detalhes:


  • Básico - Neste módulo você aprenderá o necessário para iniciar os módulos de especialização. Mas não pense que é tão básico assim, o módulo é dividico em 13 capítulos, onde você terá matérias como peso e balancemento de aeronaves, passando por fundamentos de motores e geradores elétricos, aerodinamica entre outros. - * Tempo mínimo do módulo: 08 mêses

  • GMP (Grupo motopropulsor) - Neste módulo você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores. - * Tempo mínimo do módulo: 04 mêses

  • CEL (Célula) - Esta é a especialidade que concentra os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral. - * Tempo mínimo do módulo: 04 mêses

  • AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave,

    como por exemplo: instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação. - * Tempo mínimo do módulo: 04 mêses

* O tempo do curso poderá ser maior que os tempos acima citados (nunca menor), pois existe a possibilidade das escolas homologadas alterarem estes para atender a necessidades próprias (feriados, recessos etc).
Como se Inscrever em Curso Homologado:


Requisitos:


  • Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso.

  • Ensino médio completo com o certificado de conclusão reconhecido pelo MEC.

Os documentos:
  • Ficha de Inscrição/matrícula preenchida, (fornecida pela escola ou aeroclube)

  • Diploma de conclusão do nível médio.

  • Título de eleitor CPF dos alunos Certificados de Reservista ou Alistamento Militar

  • 01 fotografia 3×4 recente

  • Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, se for o caso.

  • Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.

Para candidatos estrangeiros:
  • Ficha de inscrição/matrícula 01 fotografia 3×4 recente.

  • Passaporte

  • Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.

  • Exames da ANAC

A ANAC realiza exames específicos para Mecânicos de Manutenção em Aeronaves, estes exames são conhecidos como "Bancas on-line", isto porque o candidato faz a prova da módulo desejado em frente a um computador dentro da sede da ANAC, recebendo o resultado da banca logo após o término da prova. As provas são elaboradas com base nos conteúdos estabelecidos nos manuais do curso e são compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação.
  • Inscrições para as provas da ANAC

Você poderá se inscrever na Gerência Regional de Aviação Civil (GER) da sua região ou ainda nas Seções de Aviação Civil (SAC) que ficam nos aeroportos. Observação: Caso você seja reprovado no exame da ANAC, poderá realizar a prova novamente em uma data futura agendada na própria sede na ANAC.
  • Após o Exame da ANAC

O próximo passo é a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) que você poderá solicitar caso tiver sido aprovado no exame da ANAC e comprovar experiência profissional mínima de três anos em empresa de manutenção homologada pela ANAC, com vínculo empregatício. Preencher requerimento apropriado, junto a Gerência Regional de Aviação Civil (GER) ou Seção de Aviação Civil (SAC) e realizar a prova prática com um Inspetor da ANAC na empresa aérea onde trabalha.


Fonte: Gengo / Mecânico de Avião


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário