Que o setor aéreo está aquecido não é novidade pra ninguém. Com exceção de TAM e GOL, todas as demais companhias estão com fortíssimos movimentos de bastidores para efetuar cada vez mais processos seletivos. Entretanto a maioria dos estudantes e profissionais parece estar à margem deste aquecimento todo, pois a esmagadora maioria sequer recebe a oportunidade de uma entrevista.
O que está acontecendo afinal? Por que as empresas aéreas estão chamando uns poucos e deixando de fora uns muitos? Será que o candidato a uma vaga de comissário(a) deve simplesmente aguardar passivamente um milagre acontecer, ou será que existem meios eficazes de aumentar sua visibilidade no mercado e potencializar a probabilidade de ser chamado para uma entrevista?
Para responder a esta pergunta, fomos atrás de quem entende do assunto. O consultor e instrutor Rodrigo Rocha, 30 anos, dentre os quais 9 dedicados à aviação, esclareceu algumas dúvidas cruciais. Acompanhe abaixo as perguntas que formulamos, e as dicas do consultor:
- Muita gente reclama que nunca é chamado para as seleções. O que causa essa situação incômoda?
R: Essa questão é de fato muito recorrente. A maioria das pessoas acha que a culpa é de algum ente misterioso, como por exemplo “o mercado”. É muito fácil despejar a culpa em coisas abstratas. Mas não é bem assim. Na maioria das vezes o próprio candidato está se apresentando de forma totalmente inadequada, e nem desconfia disso... e dessa forma acaba sendo descartado de cara. Outras vezes vemos candidatos que apresentam um excelente potencial, mas que não sabem aumentar eficientemente sua visibilidade de forma a serem chamados com mais frequência para as entrevistas. Acabam perdendo oportunidades valiosas. E temos também uma forte de palipitaria e boatos de internet, que na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda.
- Então quer dizer que as vagas existem, as empresas chamam... e muitas vezes isso depende só do candidato?
R: Exatamente. A ideia de que o candidato deve enviar seu currículo e ficar simplesmente esperando ser chamado, como se fosse uma espécie de sorteio de loteria, é bastante absurda. Quem conta só com a sorte está reduzindo as próprias oportunidades.
- Existem técnicas para aumentar a visibilidade no mercado a aumentar as chances de ser chamado por uma empresa aérea?
R: Claro que existem. Em primeiro lugar você precisa saber adequar seu perfil rigorosamente ao que é exigido pelo padrão específico de cada empresa. Depois disso existem diversas técnicas para se tornar mais “visível”, mais “presente” diante da empresa aérea. Essas técnicas passam desde as dicas estratégicas mais elementares para elaboração de currículo, até táticas complexas de aproximação assertiva. Quem aplica esse conjunto de técnicas pode aumentar em até 100% as chances de ser chamado para uma entrevista.
- Todo mundo que domina essas técnicas é chamado automaticamente?
R: A ideia não é essa, pois da mesma forma que não podemos depender só da sorte, também não podemos nos fiar em milagres. Não vendemos milagres, mas oferecemos informação de qualidade. É por isso que o Grupo WEBFLY, onde atuo como instrutor-chefe, oferece o concorridíssimo curso “COMO SER CHAMADO PARA SELEÇÕES E ENTREVISTAS”: porque acreditamos que informação de qualidade é um bem muito raro nos dias de hoje, e trabalhamos duro para levar cada vez mais informação de qualidade aos nossos usuários, alunos e parceiros.
- O curso é realizado quando, onde, e qual o preço?
R: O curso vem sendo oferecido na modalidade ONLINE, justamente para propiciar um alcance ao maior número possível de pessoas interessadas. Ele acontece ao vivo e interativo, através de teleconferência virtual, sendo necessário apenas um computador conectado à internet e caixas de som (ou headset). O valor promocional de lançamento do curso é R$ 49,90. As vagas são limitadas, e se esgotam rapidamente. A próxima turma será dia 25 de outubro (3ª feira), a partir das 20h. Fica a dica aos leitores! Para informações e inscrições, por favor escrevam para atendimento@grupowebfly.com.br ou acessem diretamente o nosso site: www.grupowebfly.com.br.
0 comentários:
Postar um comentário