terça-feira, 10 de setembro de 2013

Custo recorde de combustível aumenta risco para GOL com real



Gol  Linhas Aéreas Inteligentes SA está gastando mais em combustível do que nenhuma outra linha área do seu tamanho no continente americano, levando os analistas a predizerem que a desvalorização do real destruirá a recuperação de suas ações.





O combustível representou 41 por cento dos gastos operativos no segundo trimestre, a maior proporção entre 16 linhas aéreas da região com pelo menos cem aviões, segundo dados da Bloomberg. A empresa com a menor proporção foi a Air Canada, com 29 por cento, e a maior linha aérea da América Latina, a Latam Airlines SA, gastou 34 por cento.













A Gol está sofrendo a desvalorização do real, a maior dos últimos três meses entre as principais moedas frente ao dólar, que é a base para a fixação dos preços de combustível. Embora suas ações tenham crescido 16 por cento desde 13 de agosto até ontem após registrar uma perda trimestral, os analistas reduziram suas estimativas de preço a 12 meses em 36 por cento nos últimos três meses e as estimativas de lucros por ação em 2014 em 57 por cento.





“Atualmente, a divisa é de longe o maior problema da Gol”, disse Luís Gustavo Pereira, estrategista-chefe da corretora Futura Corretora, em entrevista por telefone de São Paulo. “A empresa já estava lutando para aumentar a lucratividade antes da desvalorização, com as vendas caindo. Agora a situação é ainda pior”.





Perdas trimestrais


A Gol anunciou perdas nos últimos seis trimestres mesmo depois de anunciar em junho reduções de 9 por cento nos voos, contra uma projeção de 7 por cento para 2013, e reduziu sua força de trabalho para o menor nível desde 2008.





A recente recuperação da empresa começou depois que afirmou que em 2013 uma variedade de custos operativos, excluindo o combustível, seria menor do que o previsto. Isso ajudou a compensar sua queda acumulada no ano para 33 por cento, mais do dobro da queda para o índice Ibovespa.


boainformacao









← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário