O combustível representou 41 por cento dos gastos operativos no segundo trimestre, a maior proporção entre 16 linhas aéreas da região com pelo menos cem aviões, segundo dados da Bloomberg. A empresa com a menor proporção foi a Air Canada, com 29 por cento, e a maior linha aérea da América Latina, a Latam Airlines SA, gastou 34 por cento.
A Gol está sofrendo a desvalorização do real, a maior dos últimos três meses entre as principais moedas frente ao dólar, que é a base para a fixação dos preços de combustível. Embora suas ações tenham crescido 16 por cento desde 13 de agosto até ontem após registrar uma perda trimestral, os analistas reduziram suas estimativas de preço a 12 meses em 36 por cento nos últimos três meses e as estimativas de lucros por ação em 2014 em 57 por cento.
Perdas trimestrais
A Gol anunciou perdas nos últimos seis trimestres mesmo depois de anunciar em junho reduções de 9 por cento nos voos, contra uma projeção de 7 por cento para 2013, e reduziu sua força de trabalho para o menor nível desde 2008.
A recente recuperação da empresa começou depois que afirmou que em 2013 uma variedade de custos operativos, excluindo o combustível, seria menor do que o previsto. Isso ajudou a compensar sua queda acumulada no ano para 33 por cento, mais do dobro da queda para o índice Ibovespa.
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