As dificuldades enfrentadas por passageiros nos aeroportos brasileiros estão comprovadas em números. O estudo Ligações Aéreas 2010 divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela problemas como longas esperas em saguões superlotados, nas grandes cidades ou ainda conexões absurdas e preços altos, para quem parte de cidades menores ou do Norte e Nordeste do País.
O estudo aponta, por exemplo, a concentração de voos nos aeroportos. Das 877 rotas aéreas registradas no País em 2010, praticamente 50% do tráfego de passageiros se concentrava em somente 24 pares de cidades. Os trechos que ligam São Paulo com as seis principais metrópoles brasileiras (Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba) foi responsável por 25% do total de passageiros transportados - 71.750.986 pessoas, em 2010.
De acordo como coordenador da pesquisa, Marcelo Paiva Motta, a concentração das ligações não é ruim para a empresa aérea, pois gera economia. Por outro lado, representa prejuízo para o passageiro de algumas regiões do Brasil. "A concentração pode cortar os custos das viagens, mas implica em que cidades menores tenham maior número de conexões, o que diminui a acessibilidade do passageiro, porque o tempo de viagem passa a ser maior”, explicou.
Sobre o tempo de viagem, o estudo aponta a dificuldade e a demora que passageiros de cidades menores enfrentam. Enquanto um passageiro que sai de Brasília ou de São Paulo para Teresina gasta em média de duas horas a três horas em um voo direto; de Tabatinga para Teresina, a média é de 35 horas de viagem, devido às conexões.
Fonte: Panrotas
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