A Latam, fusão entre a chilena LAN Airlines e a TAM Linhas Aéreas, demonstrou interesse em operar o maior avião de passageiros do mundo, o A380, da europeia Airbus, com capacidade que varia de 525 a 853 passageiros, dependendo da configuração.

"Eles [Latam] estão analisando a aeronave de forma detalhada", disse Alonso. A TAM informou, por meio de comunicado, que "no momento não pretende adquirir o A380, conforme plano de frota divulgado no início do ano". A LAN foi procurada, mas não retornou até o momento.
Em nota, a Airbus acrescentou que realiza encontros com diversas companhias aéreas, mas reiterou que isso não significa necessariamente uma venda de aeronave.
A Airbus estima que a América Latina tem demanda para contar com 41 modelos A380 nos próximos 20 anos. Deste total, 26 no Brasil, segundo Alonso. Considerando-se o preço de tabela de US$ 300 milhões de cada A380, a previsão da Airbus para a América Latina significaria um investimento de US$ 12,3 bilhões na região. Apenas no Brasil, seriam US$ 7,8 bilhões.
Alonso estima que a Airbus vai alcançar o "break even" do investimento de US$ 12 bilhões no desenvolvimento do A380 em 2015. Até o momento, 19 companhias aéreas fizeram a encomenda firme de 253 unidades. Estão em operação 71 aviões A380 no mundo, em sete companhias. São 21 unidades na Emirates, 16 na Singapore, 12 na Qantas, oito na Lufthansa, seis na Air France, cinco na Korean Airlines e três na China Southern.
A Emirates é a única companhia aérea que já demonstrou oficialmente interesse em operar o A380 no Brasil. A companhia já recebeu autorização da Infraero para operar essa aeronave no país desde o fim do ano passado, mas ainda não há definição sobre esse assunto.
Também é público o interesse da Lufthansa em operar o A380 no Brasil. A rota mais provável é São Paulo-Frankfurt.
Fonte: Valor Econômico
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