A Latam Airlines Group S.A., companhia aérea líder na América Latina, anunciou seus resultados financeiros consolidados para o quarto trimestre findo em 31 de dezembro de 2013. “Latam” ou “Companhia” refere-se à entidade consolidada, incluindo companhias aéreas de transporte de passageiros e cargas na América Latina. Todos os valores são apresentados de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS) e em dólares norte-americanos. A taxa de câmbio média entre o real e o dólar norte-americano no trimestre foi de R$ 2,27/US$ 1,00.
No quarto trimestre de 2013, o Grupo Latam Airlines registrou lucro operacional de US$ 234,9 milhões (R$ 532,3 milhões), um aumento de 166,1% em relação aos US$ 88,3 milhões (R$ 200,4 milhões) registrados no quarto trimestre de 2012. A margem operacional atingiu 6,9%, um aumento de 4,4 pontos percentuais em relação aos 2,5% registrados em 2012.
No quarto trimestre do ano, e em linha com os cortes de oferta informados em trimestres anteriores, reduzimos significativamente nossa oferta total medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK) em 4,5% em relação ao mesmo período de 2012. Essa racionalização da oferta reflete principalmente a forte diminuição da oferta em nossos voos internacionais, que foi de 6,5% em relação ao mesmo período de 2012, além da contínua racionalização das operações domésticas no Brasil.
No consolidado de 2013, a Latam registrou lucro operacional de US$ 643,9 milhões (R$ 1.390,8 milhões), um aumento de 605% em relação aos US$ 91,4 milhões (R$ 197,4 milhões) registrados no ano de 2012 (pro forma). A margem operacional foi de 4,9%, um aumento de 4,2 pontos percentuais em relação aos 0,7% registrados em 2012, em linha com o guidance fornecido pela Companhia.
Após um processo de revisão do seu plano e necessidade de frota após a fusão, no segundo semestre de 2013 a Latam decidiu implantar um amplo plano de reestruturação da frota, visando reduzir o número de modelos operados, desativando gradualmente os modelos menos eficientes e alocando as aeronaves mais adequadas para cada um de seus mercados. Assim, a partir do quarto trimestre de 2013 e durante aproximadamente os próximos 30 meses, a companhia irá desativar gradualmente todas as suas aeronaves dos modelos A330, A340, B737, Q400 e Q200s.
No último trimestre do ano, esse processo gerou custos não recorrentes de US$ 17,5 milhões (R$ 39,7 milhões), resultado de multas relacionadas à devolução antecipada e despesas com devolução. Para todo o ano, estes custos atingiram US$ 29 milhões (R$ 65,8 milhões). Excluindo tais custos não recorrentes, a margem operacional da Latam foi de 7,4% no quarto trimestre de 2013, e de 5,1% no ano de 2013.
No quarto trimestre de 2013, a empresa aérea registrou prejuízo líquido de US$ 46,1 milhões (R$ 104,6 milhões), comparado a um prejuízo líquido de US$ 69,8 milhões (R$ 158,4 milhões) no mesmo período de 2012, influenciado principalmente pela perda cambial reconhecida principalmente pela TAM de US$ 142,6 milhões (R$ 323,7 milhões) resultando da depreciação do real no trimestre.
A Companhia continua trabalhando para em grande parte mitigar a exposição do balanço patrimonial da TAM à moeda brasileira até junho de 2014.
A TAM continua apresentando avanços significativos no processo de turnaround das operações domésticas de passageiros no Brasil, mantendo disciplina sobre a oferta, com redução de 6,0% no ASK durante o quarto trimestre de 2013 em relação ao quarto trimestre de 2012. As melhores práticas de segmentação de mercado e gestão de receita levaram a um avanço no yield e a uma sólida taxa de ocupação de 81,6%. Isso contribuiu para o aumento substancial de 11,3% na receita por ASK (RASK) medida em reais.
A estratégia da Latam de racionalizar a oferta internacional de passageiros no Brasil e em países de língua espanhola segue apresentando resultados positivos, com aumento substancial da receita por ASK. A oferta em voos internacionais diminuiu 6,5%, enquanto o número de passageiros aumentou 0,8%, o que resultou em uma taxa de ocupação de 84,3%, ou 6,1 pontos percentuais acima do quarto trimestre de 2012.
Adicionalmente, recebemos aprovação das autoridades brasileiras para melhorar a distribuição dos slots de passageiros no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o que representa um passo importante na consolidação desse aeroporto como nosso principal hub para voos regionais e de longa distância na América do Sul. Em 10 de janeiro deste ano, o Grupo Latam Airlines concluiu com sucesso o aumento de capital, com a captação de US$ 940,5 milhões (R$ 2.134,9 milhões).
O preço de colocação foi de US$ 15,17 (R$ 34,4) por ação. Com isso, a Companhia avançou significativamente em um processo importante e estratégico de fortalecimento do seu balanço patrimonial e de sua posição financeira da LATAM através da redução da alavancagem e aumento da liquidez.
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