quinta-feira, 5 de julho de 2012

TAM terá de adequar SAC; multa pode ser de R$ 10 mil por dia



A TAM Linhas Aéreas será obrigada a atender corretamente os usuários do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) sob pena de multa diária de R$ 10 mil, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). De acordo o MPRJ, a ação pública foi movida contra a companhia devido ao grande número de reclamações recebidas pela ouvidoria geral do órgão.
Segundo o comunicado, a 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Rio de Janeiro instaurou inquérito para apurar deficiências no atendimento aos clientes da TAM. As investigações comprovaram ilegalidades e abusos cometidos contra consumidores, como o não fornecimento do número de protocolo nas ligações e descumprimento do prazo máximo de até 60 segundos para o contato direto com o atendente, segundo o MPRJ.
De acordo com a decisão liminar da Justiça, proferida pela 4ª Vara Empresarial da Capital, a TAM deverá a partir de agora atender adequadamente a todas as demandas dos consumidores por meio do SAC. Entre as medidas determinadas está a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, que deverá ser feita em até 60 segundos, exceto nos casos de reclamação e cancelamento. A empresa também está obrigada a garantir, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e cancelamento, e contratos de serviços.
Em contato com assessoria de imprensa a TAM Linhas Aéreas afirmou que ainda cabe recurso da decisão e que não vai se manifestar sobre o assunto.


Fonte: Terra

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