segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Meta da Gol para 2012 é ampliar receitas



Mais importante do que aumentar o market share no mercado doméstico, é manter a lucratividade das operações a partir de um crescimento disciplinado. Essa foi a mensagem deixada por Constantino de Oliveira Jr, presidente da Gol Linhas Aéreas, durante sua participação na Conferência Raymond James Global Airline 2012, em Nova York. Para este ano, a estimativa, segundo o dirigente, é crescer em 5% a demanda de passageiros no Brasil. “Vamos seguir estimulando esse potencial com tarifas competitivas, priorizando a regularidade e pontualidade e incentivando a geração de novas receitas. Nos últimos quatro anos, observamos a entrada de 40 milhões de brasileiros nas viagens aéreas”, declarou. 


Em 2011, a Gol fechou o ano com 35 milhões de passageiros transportados e lucro em caixa de R$ 2,1 bilhões. “Para este ano, esperamos aumentar esse valor de caixa entre 25% e 30%”, anunciou Oliveira Jr, mencionando que o mercado de aviação brasileiro ainda tem oportunidades para crescimento. Nos últimos dez anos, o segmento aéreo no país triplicou. Os investimentos em plataformas de e-commerce também continuarão fortes em 2012. Além dos bilhetes aéreos, a empresa irá expandir as vendas de serviços de turismo como locação de carros e diárias de hotéis. “Também apostamos em iniciativas que reduzam nossos custos. Atualmente, 35% dos passageiros da Gol realizam check in eletrônico. Esse número vem aumentando rapidamente”, garante o presidente. Desse total, 20% fizeram o check in por meio dos totens instalados nos aeroportos e 15% via internet e smartphones. 


Constantino Oliveira Jr citou ainda a boa resposta do serviço de entretenimento a bordo "Gol no Ar" para o incremento das receitas auxiliares da companhia. Até o final do ano passado, 44 aeronaves ofereciam o sistema. Para 2012, a perspectiva é ter esse programa disponível em 85. “Juntamente com o programa Smilles, o serviço de bordo pago e as operações de carga, atingimos uma receita auxiliar de R$ 743 milhões no último trimestre de 2011. Esses serviços já representam 12% do faturamento total da Gol. Até 2015, esperamos que este número alcance 14%”, justificou. Atualmente, o programa Smiles soma 8,2 milhões de membros. 


No mercado internacional, a grande aposta é a aliança estratégica com a Delta Air Lines. Além de manter um integrante da companhia aérea americana no Conselho de Administração da Gol – Ed Bastian, presidente executivo da Delta foi confirmado por Constantino no cargo – as empresas ampliaram code-share, facilitando assim a conexão de passageiros entre o Brasil e os Estados Unidos. “Com a transferência dos contratos de arrendamento de nossa duas aeronaves Boeing 767-300 agora temos uma frota integral de 737-800NG”, completou o dirigente. 


Webjet – O dirigente reforçou que a Gol aguarda para os meses de abril e maio a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aquisição de 100% da Webjet. “Teremos mais flexibilidade na oferta de voos e uma maior presença nos aeroportos brasileiros com a integração dos slots”, ressaltou Constantino Oliveira Jr, lembrando que junto com a Webjet, a empresa contabiliza 42% do market share nacional. Quanto à extinção da marca Webjet, a Gol ainda não tem uma posição concreta. “Estamos avaliando a decisão que nos possibilite ter uma maior sinergia de resultados”, comentou.


Fonte: Mercado e Eventos


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