A industria mundial de cruzeiros anuncia uma nova política de segurança que requer a realização de exercícios de emergência obrigatórios para todos os passageiros embarcados, antes mesmo da saída do porto. O informe foi divulgado pela Cruises News Media Group, empresa de consultoria internacional especializada na promoção do setor. Os atuais requisitos vigentes obrigam a realização do exercício de simulação dentro das 24 horas posteriores ao embarque.
Trata-se, efetivamente, de uma revisão quanto à segurança operacional dos navios, depois do naufrágio do Costa Concordia e também como esforço para atenuar todo o impacto ocorrido. Tanto a Cruise Line International Association (CLIA), a European Cruise Council (ECC) e a Passanger Shipping Association (PSA), aprovaram a nova medida sob amplo respaldo.
Esta política de novas obrigações teve inicio de forma voluntária e agora transforma-se como oficial de acordo com o respaldo legal estabelecido pelo Convênio Internacional para a Segurança da Vida Humana no Mar.
E se é fato que prevenir vale mais do que remedir, caso o leitor faça parte da lista de 42 mil cruzeiristas que estarão a bordo dos navios pelo litoral brasileiro, em meio a festas e carnaval, é bom exigir a medida por direito.
Com saídas a partir do dia 18 de fevereiro, 17 roteiros levarão 41981 turistas a bordo no período carnavalesco. Com duração de 5 a 10 noites, as viagens terão como cidades mais visitadas, além do porto de Santos, maior local de embarque no Carnaval, o Rio de Janeiro, com 11 navios, e Salvador, que receberá oito transatlânticos. Os demais roteiros passarão por Maceió, Recife, Ilhéus, Búzios, Angra dos Reis, Cabo Frio, Ilhabela, Vitória, São Francisco do Sul, Itajaí, Porto Belo, Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires.
Se cada turista gastar R$ 200 por dia - valor usual em temporadas anteriores, a data movimentará, em média, R$ 42 milhões em todas as cidades escala.
A temporada de cruzeiros marítimos no Brasil teve inicio em outubro de 2011 e segue até maio deste ano. É a maior já realizada em águas brasileiras –17 navios que devem levar 894 mil turistas para passeios pela costa do país, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).
Fonte: Brasil Turis
0 comentários:
Postar um comentário