terça-feira, 30 de abril de 2013

Pneu furado em avião assusta passageiros de voo da Gol em Salvador; ANAC admite "risco grave"



Quase dez ambulâncias e viaturas dos bombeiros aguardavam pouso do avião vindo de Brasília.







Os passageiros do voo da Gol 1866, que partiu de Brasília rumo a Salvador às 17h29, viveram momentos de tensão no início da noite desta terça-feira (30). Enquanto taxiava no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, o avião passou em cima de uma lâmpada na pista de decolagem. Como resultado, a aeronave decolou com pneu furado. A repórter Marina Marquez, do R7, era uma das passageiras e descreve os instantes que antecederam a partida.


— Na hora que [o avião] passou sobre a lâmpada, fez um barulhão, o caco da lâmpada furou o pneu. Foi horrível o barulho do avião acelerando com pneu furado para levantar voo. Todo mundo começou a se olhar e a se perguntar: "E para descer?".


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As cenas de pânico foram maiores na hora do pouso, por volta das 19h40, informa Marina Marquez.


— Quando o avião desceu, encostou no chão, o barulho era assustador. O avião não freava e ficava chacoalhando muito. Não conseguia ter aderência na pista, possivelmente por causa do pneu furado. O avião estava correndo muito, você olhava e o avião não parava. No finalzinho da pista, começou a diminuir a velocidade. No que virou para sair da pista, fez um estouro. Foi uma explosão e parou na hora.


Quando o avião parou, os passageiros notaram que aproximadamente uma dezena de viaturas do Corpo de Bombeiros e de ambulâncias estava cercando a aeronave.


— Para ter esse tanto de ambulância, então as pessoas já sabiam que corríamos risco. Nessa hora, o comandante anunciou que o pneu da aeronave tinha furado. Ele disse: "Vamos ficar aqui até chegar socorro, o reboque". Ficamos parados 20 minutos, e chegaram dois ônibus para nos levar ao aeroporto e para pegar a bagagem. Paramos num lugar em que não é comum o avião ficar.


Como o voo seguiria para Aracaju, após a escala em Salvador, quem ia para a capital sergipana teve que ser transferido para outra aeronave. Os bombeiros questionavam cada passageiro sobre seu estado de saúde, mental e emocional.


Investigação


Funcionários da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que estavam no local do incidente informaram que os passageiros do voo Gol 1866 correram "risco enorme". A agência já havia sido informada do problema no pneu, que furou antes da decolagem do avião. Segundo a Anac, havia na aterrissagem o risco de explosão, semelhante ao que aconteceu com o voo da TAM 3054, que explodiu no Aeroporto de Congonhas em 2007, matando 187 pessoas.


A Anac informa que abriu uma investigação para apurar de quem são as responsabilidades pelo risco em que foram colocados passageiros e tripulantes do voo.


Informações do R7








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