A demanda total da Gol em março teve queda de 7,8% ante igual mês do ano passado. A demanda no mercado doméstico caiu 11,1%, enquanto a internacional teve alta de 37,0%. No primeiro trimestre, a demanda total caiu 12,8% ante igual intervalo do ano passado, segundo informou a companhia aérea nesta segunda, 15. Em março, a Gol continuou com sua estratégia de racionalização dos assentos e apresentou uma redução de 9,8% na oferta do mercado doméstico em função da parada das atividades da WebJet. A oferta total da empresa caiu 6,2% em março e 11,9% no primeiro trimestre.
A taxa de ocupação total teve queda de 1,1 ponto porcentual para 64,7%. No trimestre, a queda foi de 0,6 p.p, para 67,3%. A taxa de ocupação no mercado interno apresentou ligeira queda de 0,9 ponto porcentual frente a março de 2012, atingindo 65,3% no período. Devido à redução de oferta, a demanda no período apresentou redução de 11,1% comparada ao ano anterior. Mercado internacional A oferta do mês de março no mercado internacional apresentou aumento de 38,3%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente devido às novas operações diárias para Santo Domingo, Miami e Orlando iniciadas no final do ano passado. Já demanda no mesmo período apresentou aumento de 37,3%, impulsionada pelo feriado de Páscoa no mês de março.
A taxa de ocupação no mercado internacional apresentou queda de 0,6 pontos percentuais na comparação anual. A receita líquida por passageiro (PRASK líquido) cresceu 16% na comparação com março do ano passado. No primeiro trimestre, a receita por passageiro atingiu alta de cerca de 12%. "A estratégia de redução de capacidade completa um ano e esse é o quinto mês de aumento consecutivo de dois dígitos do PRASK", informa a Gol. O preço do combustível, que a divisão do total de despesas com combustíveis e lubrificantes pelo consumo estimado do período, do mês de março apresentou um aumento em cerca 11% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
No primeiro trimestre, o preço do combustível apresentou um aumento de aproximadamente 13% na comparação com o primeiro trimestre de 2012, ficando entre R$ 2,40 e R$ 2,45. No dia 28 de março, início do feriado da Páscoa, a Gol bateu o recorde de passageiros transportados em um único dia de operação desde sua criação em 2001, atingindo a marca de 132.897 passageiros transportados, ultrapassando a marca anterior de 128.737 passageiros em abril de 2011.
Fonte: R7
0 comentários:
Postar um comentário