Por que é tão difícil deixar uma marca?
O que diferencia as pessoas bem-sucedidas das demais pessoas?
O que levaria seus amigos e clientes a comprar aquilo que você oferece?
Qual é o seu diferencial competitivo?
Como você está construindo para a sua marca pessoal? Muitas perguntas, não?
Você tem que buscar essas respostas, pois a vida é uma só.
No passado, Miguel de Cervantes deixou registrado em seu clássico Dom
Quixote: "Mais vale um bom nome do que muitas riquezas." Em versão um pouco
diferente de Cervantes, Dale Carnegie, autor do best seller Como fazer amigos e
influenciar pessoas, afirmou o seguinte: "O nome de uma pessoa é para ela o som
mais doce e mais importante que existe".
Sendo assim, podemos afirmar que o ativo mais importante de uma pessoa é o
seu nome, aliado a uma boa reputação conquistada dia a dia, proporcionando
relacionamentos duradouros, saudáveis, significativos, satisfação pessoal e felicidade.
Isso é sua marca pessoal.
Somos uma marca, representada pelo nosso nome. Ela é constituída também pela sua
aparência, além da sua história pessoal.
A nossa marca é constituída por diversas características,
associadas a nossa personalidade, interesses pessoais, atividades praticadas, amizades,
família, aparência pessoal, capacidades técnicas e comportamentais.
Ela irá afetar a percepção das pessoas e, certamente, influenciar em todos os seus
relacionamentos. Vamos confessar: quem de nós não gosta de se relacionar com
outras pessoas que observamos ter também uma boa “marca pessoal?”
Isto pode ser exemplificado através do nosso dinheiro,que, uma vez trocado por um
produto ou serviço que desejamos, seja ele qual for, depositamos toda confiança de
que o valor recebido é proporcional ao que está sendo oferecido.
Acreditamos na marca ou na pessoa por trás da marca, seja por observação ou
reputação.Quando compramos estamos depositando a crença de que é o certo a fazer,
ou seja, temos fé na marca.
Sua marca oferece valor aos outros?
Você acredita cegamente na sua marca?
Recomendaria aos outros do seu convívio ou até àqueles que nunca tiveram contato
com sua marca?
Compraria seus próprios serviços?
A nossa marca é o resultado acumulado de tudo o que já fizemos, que estamos
fazendo ou por fazer.
Toda atividade realizada, todo acontecimento, presença, ausência, interação ou a falta
deles, irão afetar a sua marca, portanto, quer a pessoa tenha consciência ou não, ela
deixará um impacto na história da sua marca.
Da mesma forma, aos olhos do consumidor, a marca da sua empresa é o acúmulo
de experiências relacionadas ao bom desempenho dos produtos e serviços que ela
oferece, aliado a uma série de vantagens competitivas que o seu público é capaz de
distinguir.
Você pode ter o melhor discurso, a melhor aparência, o conhecimento específico, as
melhores intenções, mas se não criar valor na mente do seu observador ou avaliador,
sua marca nunca terá a consistência necessária para prosperar ou ser a escolhida.
Pense em pessoas cujas marcas são fortes, sejam positivas ou negativas. Faça uma
breve lista de nomes e marcas que estão registradas em sua mente.
Pessoas que te fazem feliz, que te magoaram, que sempre estão por perto, de
confiança, que te traíram, chefes ou lideres que fizeram a diferença em sua carreira
ou, até mesmo, os que não ajudaram em nada.
Certamente você tem uma lista pronta, então, essas Pessoas deixaram
suas Marcas em você.
Por trás de uma marca admirável, existe uma filosofia de vida, construída mediante
o exercício de uma disciplina ferrenha que propiciou ideias e ações orientadas para a
criação de valor pessoal.
A marca é consequência direta das ações que você imprime para obter sucesso. Você
irá sempre colher frutos da sua marca, a pergunta é se eles terão sabor aceitável ou
maravilhoso, doce ou amargo.
Sua marca passará por várias provações ao longo da história, serão exigidas dela
diversas tomadas de decisões, e certamente, algumas corretas e outras em tanto. Essa
mesma marca irá dar ouvidos a outras marcas, aceitando opiniões, seguindo exemplos
e até mesmo ignorando exemplos que não façam sentido a sua.
Ao longo da sua vida, de maneira correta ou equivocada, você vai construindo a sua
marca pessoal.
Você passa por momentos de plenitude e de dúvida, ciclos de euforia e de temor, altos
e baixos, satisfação e contratempo.
A sua marca é a soma das suas experiências, boas e ruins, mas no fim ou durante sua
história, vai conquistando uma posição de destaque e significante nas demais marcas.
Existe uma máxima escrita por Jack Trout e Al Ries, que diz: "Quem quer ser tudo para
todos, acaba não sendo nada", e eu concordo plenamente, temos que agir de acordo
com o que queremos para a nossa marca.
Embora tenhamos inúmeras competências ou habilidades, seremos lembrados por
apenas algumas delas, a que for predominante na mente das pessoas, portanto, temos
que tomar muito cuidado com o que dizemos, fazemos e escrevemos.
A estratégia de posicionamento da sua marca depende de uma série de respostas para
as seguintes questões:
1 - O que você veio fazer nesse mundo?
2 - O que você tem a oferecer de bom para a sociedade que convive?
3 - Qual é a imagem que você quer deixar quando for embora?
Desejo aproveitar a oportunidade para recomendar um livro: Qual a tua Obra? de
Mario Sergio Cortela – Editora Vozes, ele certamente irá te ajudar a responder essas
3 perguntas dentre outras que nos fazemos todos os dias. Leiam e se deixem viajar na
constituição da sua marca.
Caso você saiba exatamente o que quer da vida (sua vocação), o que você pode
oferecer de bom (seu valor) e como você gostaria de ser lembrado ao encerrar a
jornada na Terra (seu legado), não há o que temer.
Para encerrarmos esse texto, gostaria de salientar que nenhuma outra marca pessoal
poderá ocupar o seu lugar.
Você é único, crie o seu próprio estilo de vida, que ele seja perceptível os outros, e
perceba que o mais importante na caminhada não é saber onde você se encontra, mas
em que direção você está indo.
Reflita e busque ser feliz na composição da sua Marca.
Por Alexandre Scoth Maripensa
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