terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aeroporto de Fortaleza cumpre menos da metade do orçamento previsto para a Copa







As obras da Construção do Terminal de Passageiros 2 do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza tinha um orçamento previsto de R$ 43,7 milhões para serem executados ainda em 2012. No entanto, desse total, apenas R$ 19,45 milhões já foram cumpridos, um percentual de 44,5%. A execução é a menor dentre os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo no Nordeste. Os números são do portal Contas Abertas com base em no Ministério do Planejamento.





Em Natal (RN), 99,8% do recurso de 2012 foi executado (R$ 24,69 milhões), Recife (PE) utilizou 98,5% (R$ 719.309) e Salvador (BA), 100% dos recursos (R$ 13,8 milhões).





O montante era apenas uma previsão orçamentária para o ano passado, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por meio de sua assessoria de imprensa. As obras de ampliação no aeroporto Pinto Martins começaram apenas em junho do ano passado, o que ocasionou a execução abaixo do previsto. Ainda assim, de acordo com a empresa, será possível concluir as obras no prazo.





A primeira fase da obra está prevista para ser entregue em dezembro de 2013. A segunda etapa deverá ser finalizada até fevereiro de 2017. 





Obras do aeroporto





Os serviços incluem aumento do tamanho do terminal de passageiros, elevação da capacidade operacional e maior número de pontes de embarque. O investimento total é de R$ 337 milhões visando o aumento de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014, valor incluso no PAC da Copa.





A ampliação do lado leste do terminal de passageiros está inclusa na primeira fase das obras. A expectativa é de que o terminal seja ampliado dos atuais 38.500 m² para certa de 90 mil m². Além disso, a capacidade de passageiros deve passar de 6,2 milhões de passageiros para 8,7 milhões. Na segunda fase, chegará a uma capacidade de 11,2 milhões de passageiros.





No próximo mês, deverá ser entregue será um pátio remoto para pousos e decolagens de mais seis aeronaves. O pátio é ligado ao aeroporto, mas não é acoplado a ele. Por isso, é necessário que os passageiros se desloquem em ônibus dentro do terminal, assim como ocorre no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.





Ainda até dezembro de 2013, o pátio de manobras do lado leste será ampliado de 52.900 m² para 57.700 m². Com isso, o aeroporto abrigará mais aeronaves por vez. Hoje são sete e chegará a 10 pontes de embarque. 





Na segunda fase, haverá ampliação do lado oeste com a construção de mais três pontes de embarque e reforma do atual terminal. No total da obra, serão 16 pontes de embarque além das seis posições remotas.


Fonte: O Povo








Qualificação?





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário