Os aviões elétricos demonstram cada vez mais que podem ser o futuro da aviação. E os eventos e recordes estão aí para não deixar dúvidas.
O piloto Chip Yates realizou um voo com um elétrico, o Long-EZ, que durou 16 minutos e chegou à velocidade de 320 km/h, estabelecendo um novo recorde. O feito aconteceu há pouco mais de dois meses, na Califórnia.
Yates conta que conseguiu sua licença de piloto privado em apenas dois meses, o mesmo tempo que durou a fabricação do Long-EZ, até o momento o avião elétrico mais poderoso do mundo. O piloto tinha apenas 58 horas de voo no instante do recorde.
A aeronave Long-EZ é uma versão modificada de um avião projetado pelo Deus da aviação, Burt Rutan, com um design diferenciado que o torna altamente eficiente.
Conheça aqui as outras aeronaves elétricas mais modernas que existem, e que estão abrindo os caminhos da aviação do século XXI:
Boeing-FCD Project
Desenvolvido pela empresa Phantom Works, o Boeing-FCD Project (Demonstrador de Célula de Combustível) é um protótipo da tecnologia que tem o objetivo de desenvolver células de combustível que geram energia elétrica. Esse avião elétrico utiliza um motor Diamond HK-36 Super Dimona e voou pela primeira vez em fevereiro de 2008. Inglaterra e empresas espanholas são parceiras da Boeing no projeto FCD.
Spy Spark
Um projeto conjunto entre a empresa DigiSky e a Universidade Politécnica de Berlin, o Spy Spark é um avião com motor elétrico alimentado por baterias de polímero de lítio. Em 12 de junho de 2009, a Spy Spark voou para o livro dos recordes, tornando-se a aeronave elétrica tripulada mais rápida do mundo.
Colomban Cri-Cri
O Colomban Cri-Cri foi projetado na década de 1970 e é a menor aeronave bimotor tripulada do mundo. Mas em 2010 a Empresa Aeroespacial Européia fez com que esse avião ultraleve ressurgisse com quatro motores elétricos. Alimentados por baterias de lítio, o Cri-Cri (abreviação de cricket) pode voar por 30 minutos, ou fazer 15 minutos de acrobacias com uma taxa de subida de mil pés por minuto. Esse protótipo de baixo custo apoia as pesquisas da Empresa Aeroespacial Européia em propulsão híbrida para helicópteros.
ElectraFlyer
Equipado com uma bateria de polímero de lítio, o ElectraFlyer pode permanecer no ar até duas horas. O carregamento da bateria demora cerca de cinco horas em uma tomada de 120 volts padrão. Esse tempo pode ser reduzido para duas horas, utilizando-se uma tomada de 240 volts. A aeronave pode conter acessórios, como para-quedas, e o seu peso total chega a apenas 112,94 quilos.
Sonex Aircraft
Em 2007, a Sonex Aircraft anunciou uma série de iniciativas em energia alternativa, incluindo o desenvolvimento de uma aeronave elétrica. A aeronave voou pela primeira vez em 2010, alimentada por baterias de polímero lítio que fazem o motor elétrico funcionar. A Sonex pode voar por uma hora em baixa velocidade e gerir 15 minutos de acrobacias.
Yuneec International E430
O Yuneec International E430 é considerado no mercado americano um avião de construção caseira. Ele funciona com 3, 4 ou 5 baterias com vida útil de 1500 horas a um custo de 7 mil dólares cada. Essa aeronave pode ficar até duas horas voando, e a sua produção pode custar 89 mil dólares.
Flightstar e-Spyder
Desenvolvido pela empresa Sportplanes Flighstar em cooperação com Yuneec, o Flightstar e-Spyder é uma versão elétrica do ultraleve Spyder. Alimentado por um motor elétrico de 20 KW e uma bateria de lítio, essa aeronave tem autonomia de voo de 40 minutos. Exibido pela primeira vez em 2009, o Flighstar custa 25 mil dólares.
Lange Antares 20E
O Lange Antares é alimentado por motor elétrico de 42 KW e baterias de lítio, e pode subir a quase 10 mil pés, funcionando como um planador convencional após o lançamento. Cinquenta aeronaves desse tipo foram produzidas a partir de janeiro de 2010.
PC-Aero Elektra One
O voo inaugurou da aeronave PC-Aero Elektra One aconteceu no início de 2011. Alimentado por um motor elétrico de 16 KW, o One Elektra pode chegar a 160,93 Km/h e autonomia de voo de 3 horas. O avião alemão já ganhou cobiçados prêmios na aviação.
Sunseeker II
Originalmente construído em 2002, o Sunseeker II é uma atualização de um avião movido à energia solar que voou pela primeira vez na década de 1990. Equipado com um motor mais potente e asas maiores, foi o único avião tripulado movido à energia solar em condições de voar a partir de 2008, e o primeiro a atravessar os Alpes, em 2009.
*Com informações de Business Insider Science
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