PADRÃO APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 4 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

PADRÃO APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO

VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE......

domingo, 30 de setembro de 2012

Decisão final sobre compra da WebJet pela Gol será adiada, diz Cade





O conselheiro Ricardo Ruiz, relator do processo da compra da Webjet pela GOL no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), informou que o julgamento do caso, que estava pautado para esta terça-feira, será adiado para a próxima sessão do plenário do órgão antitruste, que deve ocorrer daqui a 15 dias.





"Havia um pedido de vários conselheiros por mais um tempo para ler os dados e informações do processo.




Quando a dúvida é de apenas um dos membros, geralmente há um pedido de vista. Mas, como dessa vez não era uma questão individual, achamos melhor adiarmos a votação em uma sessão", disse.


Fonte: Exame




AviancaTaca teria ficado sozinha para comprar Tap







De acordo com o Jornal de Negócios, de Portugal, o Governo daquele país deve a vender a companhia aérea Tap ao empresário Gérman Efromovich, dono da Avianca/Taca, que teria ficado sozinho na disputa pela companhia aérea portuguesa. Segundo o jornal, o Governo estaria satisfeito com o candidato, pelo encaixe estratégico das empresas, no entanto a falta de competição ameaça reduzir o valor da venda.





Ainda segundo a imprensa lusitana, o Diário Económico informa que o Governo de Portugal mantem-se firme na intenção de vender a Tap até ao final deste ano. O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, garantiu que o caderno de encargos para a privatização vai ser aprovado em breve.


Fonte: Mercado e Eventos











TAM vai reduzir oferta doméstica em 7% em 2013







A TAM  pretende reduzir em 7% a sua oferta de assentos no mercado doméstico no ano que vem. Neste ano, com os cortes já em andamento, a companhia prevê um enxugamento de 2% da oferta.








 




“Estamos vivendo um excesso de capacidade”, disse ao jornal “Valor” o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna. A frota para o mercado doméstico deve ser reduzida de 114 para 109 aviões. Além disso, os aviões deverão voar menos horas por dia.





Bologna disse, no entanto, que a empresa não pretende reduzir o número de aeroportos atendidos. A empresa opera hoje em 42 aeroportos do país, ante 48 há cinco anos. Os cortes, disse ele, se darão nas frequências dos voos.





Com o objetivo de melhorar a rentabilidade, a companhia também vai segurar os planos de expansão da rede TAM Viagens, que hoje tem 180 lojas. A empresa pretendia chegar a 300 lojas, mas agora fala em encerrar 2013 com 200.



TAM inicia assistência médica remota nos voos internacionais







A TAM Linhas Aéreas acaba de assinar contrato com a Medaire, empresa americana de aconselhamento médico remoto, para garantir ainda mais segurança aos passageiros e tripulantes de voos internacionais, que contarão com apoio e orientação, em português, de profissionais especializados em medicina aeroespacial 24 horas por dia. Atualmente, a companhia é a única empresa na América Latina a contar com esse tipo de suporte.


A partir de agora, quando constatar que algum passageiro necessita de auxílio médico, o comissário da TAM acionará o piloto da aeronave, que entrará em contato com a Medaire. Com base nos sintomas descritos, o médico dessa empresa indicará os procedimentos que deverão ser tomados. Caso entenda que o paciente precisa de atendimento hospitalar, poderá aconselhar, inclusive, que a aeronave alterne para o aeroporto mais próximo. No entanto, na maioria das situações, os primeiros socorros já são suficientes para que o paciente melhore.






Além do apoio remoto em voo, o contrato com a Medaire prevê treinamento para tripulação e para o gerenciamento de passageiros com necessidades especiais, avaliação médica pré-voo, ativação de equipe médica na chegada da aeronave, verificação de recursos médicos no destino e follow-up do caso.


"Em cerca de 80% dos voos, há médicos voluntários quando algum passageiro não está se sentindo bem. No entanto, esses profissionais podem não estar acostumados com os efeitos provocados no corpo humano pelo ambiente hipopressurizado e com menor pressão de oxigênio de uma aeronave", afirma Marco Cantero, gerente de saúde da TAM.


O projeto prevê, ainda este ano, a aquisição de desfibriladores — aparelho utilizado para restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco — para todas as aeronaves que fazem voos internacionais. Essas rotas foram escolhidas porque a maior incidência de complicações de saúde mais graves ocorrem em viagens com mais de quatro horas de duração.


Fonte: Portugal Digital




Avião da Qatar Airways fez aterragem de emergência







O voo QR592 da Qatar Airways aterrou hoje de emergência no aeroporto Murtala Mohammed International, em Lagos.





O diretor da Aviação Civil nigeriana, Harold Demuren, contou que aterragem correu bem, citado pela AFP:«O avião aterrou sem problemas (...) Perdemos um dos pneus. Agora estamos a rebocar o aparelho.»





Não houve quaisquer feridos na operação. O Airbus A330 realizava o voo QR592 da Qatar Airways, entre Doha e Lagos.


Fonte: A bola






TAM, PRAZER EM SERVIR







quinta-feira, 27 de setembro de 2012

'Mão de Deus' salva avião da TAM de acidente nos EUA





Defeito no trem de pouso dianteiro, virado de lado, foi corrigido quando a aeronave estava a apenas 15 metros da pista do Aeroporto JFK, em Nova York



Imagem divulgada pelo órgão de aviação de Nova York mostra trem de pouso do avião da TAM na posição errada

Os passageiros do voo JJ8078 da TAM, que decolou na madrugada desta quarta-feira do Rio de Janeiro com destino a Nova York, podem se considerar salvos por um "milagre". Pelo menos é assim que um funcionário da equipe de resgate do aeroporto JFK explica como as 190 pessoas a bordo da aeronave escaparam de um acidente pouco antes da aterrissagem, perto do meio-dia.



Um defeito no trem de pouso dianteiro, que estava virado de lado e poderia levar o Airbus 330 a aterrissar com o nariz direto no chão, foi corrigido a apenas 15 metros da pista, deixando o trem de pouso travado na posição correta. "Foi como se a mão de Deus virasse as rodas", disse ao jornal New York Post um dos membros da equipe de resgate do aeroporto, colocada a postos diante da possibilidade do acidente.    




"Todos estavam em pânico dentro do avião", revelou a passageira Anna Maria Falcão à rede americana ABC. "Até a tripulação andava de um lado a outro em pânico, dizendo 'Não se preocupem, ninguém vai morrer'. Muita gente estava chorando", afirmou a brasileira, que viajava a Nova York com a mãe, o marido e o filho de um ano.





Segundo um morador de São Paulo ouvido pela emissora o capitão do Airbus procurou manter os passageiros calmos, dizendo que sua equipe "sabia o que estava fazendo". No momento em que a aeronave finalmente tocou o chão, o alívio foi imediato: o pouso acabou sendo perfeito, dispensando as medidas de emergência. Ninguém ficou ferido. 




Procedimentos – O defeito no trem de pouso foi percebido pela torre de controle. Por duas vezes, o avião deu voltas em torno do aeroporto para que os controladores de voo avaliassem se havia condições de aterrissagem. Dentro do Airbus, a tripulação comunicou que nenhum problema havia sido detectado, mas a torre insistiu que o trem de pouso parecia virado 90 graus para o lado. 


Fontes do aeroporto JFK afirmaram ao site especializado The Aviation Herald que a tripulação foi aconselhada pelo setor de manutenção da TAM a resetar uma chave ligada ao manche do trem de pouso. Mesmo depois do procedimento, a torre afirmou que o equipamento parecia não estar funcionando como deveria. Pouco antes de tocar o chão, no entanto, as rodas se endireitaram.  Em nota, a TAM afirmou que "que tripulação tomou todas as medidas de precaução necessárias, e a aterrissagem ocorreu em total segurança, às 11h56". 


Fonte: Veja







quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Participação de mercado da Gol cai 12% em agosto; TAM sobe 5,5%




A participação de mercado da TAM nos voos domésticos subiu 5,5% em agosto de 2012, na comparação com o mesmo mês de 2011, passando de 38,45% para 40,55%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados nesta manhã. A participação da Gol, por outro lado, recuou 12,2% na mesma base de comparação, passando de 38,89% para 34,14%.


A participação no mercado doméstico das empresas de menor porte cresceu 11,7% em agosto de 2012. Com esse aumento, a fatia de mercado dessas empresas passou de 22,7% em agosto de 2011 para 25,3% no mesmo período deste ano. Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, Avianca e Trip registraram o maior crescimento em agosto deste ano quando comparada com o mesmo mês de 2011, passando de 3,56% para 5,10% e de 3,43% para 4,69%, respectivamente.



Em relação às rotas internacionais, TAM e Gol representam a totalidade das operações de companhias brasileiras nesse mercado. Em agosto, a TAM tinha 89,83% dos voos e, a Gol, os 10,17% restantes. A TAM teve um aumento de 0,65% na sua participação nesse mercado no oitavo mês de 2012, em relação a 2011, enquanto a Gol registrou uma alta de 7,45%.

A TAM apresentou ainda um crescimento de 12,58% em sua demanda doméstica em agosto, na comparação anual, e uma redução de 2,02% na demanda internacional. A Gol teve no mesmo período uma redução de 6,32% na demanda doméstica e ampliação de 4,60% na internacional. As informações são do site Valor Econômico.



Redação O POVO Online




terça-feira, 25 de setembro de 2012

Anac investiga se Trip fazia pouso irregular







A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou nesta segunda-feira (24) uma auditoria na companhia Trip Linhas Aéreas após encontrar indícios de irregularidades em procedimentos de pouso realizados por aviões da empresa durante fiscalização.


 


 


Um processo administrativo foi aberto pela Anac para investigar as operações, que não teriam certificação para serem realizadas. A Trip tem sede em Campinas (SP) e está em processo de fusão com a aérea Azul.


 


 


De acordo com reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", a agência reguladora recebeu denúncia anônima sobre o uso pela Trip de uma técnica de pouso chamada RNAV Approach, considerada de "alto risco". O jornal teve acesso ao relatório da Anac e aponta que a fiscalização teria flagrado o uso do procedimento em pelo menos três voos da Trip em agosto, nos aeroportos de Juiz de Fora (MG), Criciúma (SC) e Joinville (SC), segundo o documento de 27 de agosto.


 


 


Ainda segundo o jornal, em um outro relatório, de 4 de setembro, consta que a Anac teria encontrado anotações de pilotos da Trip que definem alturas mínimas para o pouso com a técnica de aproximação por instrumentos em 15 aeroportos onde o procedimento não é autorizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Segundo quatro especialistas consultados pelo jornal, o uso da técnica sem certificação compromete a segurança.


 


 


A agência reguladora determinou que empresa adotasse imediatamente medidas preventivas para garantir a segurança das operações. Em nota, a Trip confirmou que recebeu as recomendações da Anac para que realizasse modificações de caráter operacional relativas aos procedimentos de aproximação, que foram "prontamente implementadas", de acordo com a companhia aérea (leia nota na íntegra abaixo).


 


 


Em relação à auditora, a Anac informou que os trabalhos serão realizados nos locais que a equipe de fiscalização julgar necessário. Os detalhes da investigação só serão divulgados ao término do processo administrativo. Caso as suspeitas de irregularidades sejam confirmadas, a Trip poderá ser autuada e estará sujeita à imposição de sanções administrativas. A companhia aérea diz estar cooperando com a auditoria.


 


 


O Departamento de Controle do Espaço Aéreo também foi comunicado pela Anac sobre os fatos para adoção de eventuais providências a cargo da autoridade responsável pelo controle do tráfego aéreo.


 


 


Fusão


As companhias aéreas Azul e Trip assinaram acordo de associação em 28 de maio deste ano. Se aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e pela Anac, as empresas passarão a operar sob a holding Azul Trip S/A. A nova companhia aérea irá operar cerca de 800 voos diários, com 99 destinos e 249 mercados atendidos.


 


 


Nota na íntegra - Trip Linhas Aéreas


 


"Como de costume, a Trip Linhas Aéreas está colaborando para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e demais autoridades aeronáuticas trabalhem com absoluto rigor e total transparência para fazer da aviação brasileira uma atividade cada vez mais segura. Por este motivo, a companhia reafirma sua total cooperação à auditoria.








Em relação às notícias veiculadas pela imprensa que dizem que a Anac teria questionado o nível de segurança operacional da Trip, a empresa esclarece que, na verdade, a Anac recomendou algumas modificações de caráter operacional relativas aos procedimentos de aproximação (RNAV Approach), as quais prontamente foram implementadas pela Trip.








A Trip sempre se pautou, ao longo destes mais de 14 anos de atividade, pela seriedade com que trata a questão de segurança em suas operações, seriedade esta refletida nos elevados índices de segurança operacional alcançados". (24/09/2012)


Fonte: Folha de S. Paulo











Trip pinta avião de cor de rosa







A Trip uniu-se a Azul em prol da prevenção do câncer de mama. Para marcar esta união, a aérea pintou um ATR 72-500, que se juntará as duas outras aeronaves rosas da Azul: um ATR 72-600 e um Embraer 195.





Por meio de uma parceria com as fabricantes e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama), a Azul e a Trip contribuirão para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção.





“Estamos muito felizes em poder contribuir para esta campanha tão importante. É um orgulho para a Trip ser parceiro dessa causa junto com a Azul, potencializando a mensagem nos nossos mercados” afirmou o presidente executivo da Trip, José Mario Capriolli.





PROGRAMAÇÃO ROSA


Entre 15 e 19 de outubro, um roadshow com as três aeronaves passará por dez cidades brasileiras levantando a bandeira da prevenção. Durante a ação, representantes da Femama farão palestras para a comunidade aeroportuária.





Além disso, neste período, discursos informativos serão feitos em todos os voos das companhias e um grupo de comissárias e comandantes das duas empresas irão usar uniformes rosa em voos variados. Haverá ainda promoções a bordo e nas redes sociais e ações para agentes de viagens e no setor de cargas.


Fonte: Panrotas








segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A proposta de compra do dono da Avianca, é a mais atrativa para TAP







A proposta do dono da Avianca, Germán Efromovich, é até ao momento a mais atractiva para a venda da TAP. No entanto, e porque as propostas não são ainda vinculativas, o processo ainda não está fechado e, segundo o Diário Económico soube, os candidatos à companhia aérea nacional poderão ser mais do que três.


Até ao momento, é apenas conhecido que um veículo europeu do dono da colombiana Avianca é o mais forte candidato à compra da maioria da TAP SGPS. Segundo o Diário Económico soube, a proposta financeira (não vinculativa) é generosa e permite à companhia cobrir os capitais próprios negativos (que são 500 milhões de euros) e ainda oferece um encaixe significativo para o Estado. Ou seja, neste cenário, não só um investidor se prontifica a capitalizar a empresa como garante que o Estado ainda conseguirá algum encaixe. A outra alternativa seria uma capitalização pura da empresa - através de aumento de capital - sendo que o novo investidor não pagaria qualquer valor significativo ao actual accionista Estado.


O Governo optou pela venda directa da TAP por ser o modelo que melhor permite o cumprimento atempado dos compromissos assumidos com a ‘troika', no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira, e que consistem na diminuição do peso da dívida pública sobre o PIB e na consolidação orçamental. 


Fonte: Sapo







Cade analisa compra da Webjet pela Gol no dia 26







O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai deliberar na próxima quarta-feira, dia 26, sobre a compra da companhia aérea WebJet pela Gol.


A operação foi fechada em outubro de 2011 e envolveu 70 milhões de reais.


O caso está sendo relatado pelo conselheiro Ricardo Ruiz. No decorrer do processo, as duas empresas selaram acordo de preservação da reversibilidade da operação, que consiste em manter as condições operacionais das duas estruturas "congeladas"até o julgamento final do negócio.


Fonte: Reuters










Avião elétrico bate recorde de velocidade a mais de 320 km/h


Os aviões elétricos demonstram cada vez mais que podem ser o futuro da aviação. E os eventos e recordes estão aí para não deixar dúvidas. 

O piloto Chip Yates realizou um voo com um elétrico, o Long-EZ, que durou 16 minutos e chegou à velocidade de 320 km/h, estabelecendo um novo recorde. O feito aconteceu há pouco mais de dois meses, na Califórnia.

Yates conta que conseguiu sua licença de piloto privado em apenas dois meses, o mesmo tempo que durou a fabricação do Long-EZ, até o momento o avião elétrico mais poderoso do mundo. O piloto tinha apenas 58 horas de voo no instante do recorde. 

A aeronave Long-EZ é uma versão modificada de um avião projetado pelo Deus da aviação, Burt Rutan, com um design diferenciado que o torna altamente eficiente.

Conheça aqui as outras aeronaves elétricas mais modernas que existem, e que estão abrindo os caminhos da aviação do século XXI:

Boeing-FCD Project

Desenvolvido pela empresa Phantom Works, o Boeing-FCD Project (Demonstrador de Célula de Combustível) é um protótipo da tecnologia que tem o objetivo de desenvolver células de combustível que geram energia elétrica. Esse avião elétrico utiliza um motor Diamond HK-36 Super Dimona e voou pela primeira vez em fevereiro de 2008. Inglaterra e empresas espanholas são parceiras da Boeing no projeto FCD. 

Spy Spark

Um projeto conjunto entre a empresa DigiSky e a Universidade Politécnica de Berlin, o Spy Spark é um avião com motor elétrico alimentado por baterias de polímero de lítio. Em 12 de junho de 2009, a Spy Spark voou para o livro dos recordes, tornando-se a aeronave elétrica tripulada mais rápida do mundo. 

Colomban Cri-Cri

O Colomban Cri-Cri foi projetado na década de 1970 e é a menor aeronave bimotor tripulada do mundo. Mas em 2010 a Empresa Aeroespacial Européia fez com que esse avião ultraleve ressurgisse com quatro motores elétricos. Alimentados por baterias de lítio, o Cri-Cri (abreviação de cricket) pode voar por 30 minutos, ou fazer 15 minutos de acrobacias com uma taxa de subida de mil pés por minuto. Esse protótipo de baixo custo apoia as pesquisas da Empresa Aeroespacial Européia em propulsão híbrida para helicópteros.

ElectraFlyer 

Equipado com uma bateria de polímero de lítio, o ElectraFlyer pode permanecer no ar até duas horas. O carregamento da bateria demora cerca de cinco horas em uma tomada de 120 volts padrão. Esse tempo pode ser reduzido para duas horas, utilizando-se uma tomada de 240 volts. A aeronave pode conter acessórios, como para-quedas, e o seu peso total chega a apenas 112,94 quilos. 

Sonex Aircraft

Em 2007, a Sonex Aircraft anunciou uma série de iniciativas em energia alternativa, incluindo o desenvolvimento de uma aeronave elétrica. A aeronave voou pela primeira vez em 2010, alimentada por baterias de polímero lítio que fazem o motor elétrico funcionar. A Sonex pode voar por uma hora em baixa velocidade e gerir 15 minutos de acrobacias. 

Yuneec International E430

O Yuneec International E430 é considerado no mercado americano um avião de construção caseira. Ele funciona com 3, 4 ou 5 baterias com vida útil de 1500 horas a um custo de 7 mil dólares cada. Essa aeronave pode ficar até duas horas voando, e a sua produção pode custar 89 mil dólares. 

Flightstar e-Spyder

Desenvolvido pela empresa Sportplanes Flighstar em cooperação com Yuneec, o Flightstar e-Spyder é uma versão elétrica do ultraleve Spyder. Alimentado por um motor elétrico de 20 KW e uma bateria de lítio, essa aeronave tem autonomia de voo de 40 minutos. Exibido pela primeira vez em 2009, o Flighstar custa 25 mil dólares.

Lange Antares 20E

O Lange Antares é alimentado por motor elétrico de 42 KW e baterias de lítio, e pode subir a quase 10 mil pés, funcionando como um planador convencional após o lançamento. Cinquenta aeronaves desse tipo foram produzidas a partir de janeiro de 2010. 

PC-Aero Elektra One

O voo inaugurou da aeronave PC-Aero Elektra One aconteceu no início de 2011. Alimentado por um motor elétrico de 16 KW, o One Elektra pode chegar a 160,93 Km/h e autonomia de voo de 3 horas. O avião alemão já ganhou cobiçados prêmios na aviação. 

Sunseeker II

Originalmente construído em 2002, o Sunseeker II é uma atualização de um avião movido à energia solar que voou pela primeira vez na década de 1990. Equipado com um motor mais potente e asas maiores, foi o único avião tripulado movido à energia solar em condições de voar a partir de 2008, e o primeiro a atravessar os Alpes, em 2009. 

*Com informações de Business Insider Science










quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gol é condenada por só oferecer maca a criança com deficiência







A Gol Linhas Aéreas foi condenada a pagar R$ 62 mil - equivalente a 100 salários mínimos - de indenização por danos morais por ter se negado a embarcar e transportar em assento comum uma menina com paralisia cerebral, segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O caso aconteceu em outubro de 2011 e, na época, a companhia afirmou que só autorizaria o embarque se o transporte fosse feito em maca. Cabe recurso da decisão.


Segundo o TJRS, o pai da menina comprou passagens para que ela pudesse embarcar normalmente para Porto Seguro, onde passaria férias com ele. Após preencher o formulário sobre as condições de saúde da passageira, ele recebeu um e-mail da Gol no qual a empresa negava o embarque pelo fato de a menina, ter três anos de idade, não poder ser transportada pelas normas de segurança estabelecidas pela autoridade aeronáutica, sendo possível apenas o embarque por meio de maca.


O pai da menina entrou com uma ação com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e em uma regra da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) que regulamenta o transporte aéreo para pessoas com deficiência. Ele afirmou que houve desrespeito aos direitos individuais e fundamentais da criança e do deficiente físico por parte da companhia aérea, que agiu com discriminação.


A empresa também terá de pagar uma multa de R$ 300 mil por descumprir medida que assegurava que a menina tinha direito ao embarque em sua poltrona, cabendo a companhia fornecer o equipamento adicional de segurança. A multa será paga ao Fundo Municipal da Infância da Juventude de Bento Gonçalves, cidade onde o processo foi julgado.


A reportagem entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas para saber o posicionamento da empresa, mas não encontrou os responsáveis.


Fonte: Terra














Avianca também desiste da TAP





Aviao-Avianca-G


Apesar das notícias que têm sido avançadas de que a companhia aérea colombiana Avianca estaria interessada na aquisição da TAP, a mesma veio agora em comunicado anunciar que a mesma não é verdade.







De acordo com a Avianca, a companhia aérea não está interessada, nem se encontra a participar diretamente nem através de nenhuma subsidiária, no processo de privatização da TAP.





São várias as notícias que dão conta de algumas companhias aéreas interessadas na aquisição da Transportadora Aérea Nacional. Entre elas a IAG – holding da British Airways e Iberia, que recentemente desistiu do processo. A Lufthansa também “piscou o olho” a essa possibilidade adiantando que o preço teria de ser atractivo. Ao que parece, também está prestes a desistir.


Certo, até ao momento, está o interesse de duas companhias aéreas brasileiras, a TAM e a Gol.





Recorde-se que Vítor Gaspar, ministro das Finanças, comunicou que esperava que até ao final deste ano as privatizações da TAP e ANA estejam concluídas, num processo que terá o Barclays Capital, o Banco Espírito Santo de Investimento, o Citi Bank e o Crédit Suisse como assessores financeiros da privatização.


Fonte: Opção Turismo







Airbus comemora 100º avião entregue à Avianca Taca







A Airbus comemorou a entrega da centésima aeronave da fabricante à Avianca Taca. O modelo é o A330-200, configurado para 252 passageiros, sendo 30 na classe executiva. "A Avianca Taca tem uma das frotas mais jovens da América Latina, com média de cinco anos", disse o vice-presidente executivo da Airbus na América Latina e Caribe, Rafael Alonso. "Nós não poderíamos estar mais orgulhosos com a Avianca Taca, que tem baseado seus programas de expansão e modernização de frotas na Airbus e estamos ansiosos para celebrar muitos marcos a mais com a Avianca Taca", comemorou. 





“A integração desta centésima aeronave Airbus para a frota Avianca Taca é um reflexo do nosso compromisso e da Airbus em reforçar a indústria da aviação na América Latina”, disse o presidente da Avianca Taca, Fabio Villegas. "Com esta nova aeronave, não estamos apenas aumentando nossa oferta de passageiros, mas também estamos promovendo o programa de expansão da Avianca Taca e melhorando o atendimento aos clientes, que são as nossas prioridades." 





Com quase a totalidade de sua frota constituída por aeronaves Airbus, a Avianca Taca combinou encomendas de 190 aeronaves e agora opera 100 aeronaves Airbus, incluindo 91 aeronaves da família A-320 e nove A-330. A Avianca Taca aguarda a entrega de outras 80 aeronaves Airbus. 


Fonte: Panrotas





QUALIFICAÇÃO PARA AVIAÇÃO? WWW.GRUPOWEBFLY.COM.BR







TAM terá de indenizar passageiro por sequelas 4 anos após acidente







A companhia aérea TAM terá de indenizar, em 200 salários mínimos e pensão mensal vitalícia de sete salários mínimos, um passageiro que ficou com sequelas degenerativas após pouso inadequado de uma aeronave. A decisão foi confirmada pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou o recurso da empresa, que alegava que a ação havia prescrito, conforme divulgou a corte nesta quinta-feira.


O relator do recurso, ministro Raul Araújo, afirmou que a data inicial da prescrição é aquela em que a vítima soube das sequelas - o acidente ocorreu em fevereiro de 1990, as sequelas foram conhecidas em 1994, para que a ação fosse ajuizada em junho de 1995, o que afastou o argumento da empresa. O passageiro teve a capacidade de trabalho parcialmente comprometida, além de ter ficado impossibilitado da prática de atividades esportivas diversas.


Na ação inicial, o passageiro pedia indenização por danos morais e materiais, por ter sofrido "grave lesão na medula em consequência de trágica aterrissagem da aeronave". O avião pousou a 400 metros da pista do aeroporto de Bauru (SP), em cima de um carro, de acordo com a ação.


Após o acidente, ele passou por cirurgia, ficou convalescente durante um ano e foi dado como curado em fevereiro de 1991. No entanto, a partir de setembro daquele ano, as sequelas se manifestaram e, em 1994, foram confirmadas por exames e laudos médicos, feitos a pedido do juiz.


Perícia feita a pedido do juiz de primeira instância concluiu que "as lesões na coluna cervical da vítima decorriam de efeito chicote advindo do acidente aéreo, o qual provocou perda de 20% de sua capacidade laboral".


A TAM, em seu pleito ao STJ, tentou reduzir o valor da indenização, o que foi rejeitado pelos ministros.


Fonte: Yahoo





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cadela que sumiu em voo da TAM pode estar perdida na mata



A cadela Carmina, que desapareceu na última terça-feira (11) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus após pouso do avião da TAM em que era transportada, pode estar perdida em matagal nos arredores do aeroporto.
Na manhã desta segunda-feira (17), o padrasto da tutora da cadela, o funcionário público Maurício Lapa, 60, recebeu um telefonema que indicava o paradeiro da cachorra .
Os familiares realizaram buscas no local indicado, mas ela não foi encontrada. “O rapaz que ia para o trabalho me ligou e disse que acreditava que ela (Carmina) estava próximo do aeroporto, em uma área de mata”, disse Lapa.
Apoio
cadela  é criada pela enteada de Mauricio, a engenheira florestal Cléo Carvalho Ohana, 26, que desembarcou em Manaus neste sábado (15). De acordo ele, todos seguem mobilizados nas buscas pela cadela. Ele aproveitou para agradecer o apoio prestado pelas pessoas que acompanham o sumiço da cachorra e que fazem campanhas de mobilização nas redes sociais.
“Continuamos com as buscas. A esperança é a última que morre. Estamos recebendo várias ligações das pessoas prestando informações e apoiam a nossa mobilização”, ressaltou Maurício.
Ainda de acordo com Maurício, a empresa TAM Linhas Aéreas se comprometeu a produzir cartazes com a fotografia da cadela para divulgação no aeroporto em Manaus, mas ainda não o fez. “Nós queremos que a TAM nos ajude realmente. Até agora não espalhou os cartazes nas imediações do aeroporto que prometeu”, afirmou ele. “Nós produzimos alguns cartazes e fizemos a distribuição”, completou.
Contato
Para informações sobre o animal ou mesmo a devolução da estão disponíveis os números de telefone 092 9627-6750 (Cleide) ou 092 9988-3889 (Maurício).
Fonte: A critica Uol
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial