A 19 dias da abertura da Copa do Mundo, Avianca, Azul, Gol e TAM já estão preparadas para a competição. As companhias definiram um conjunto de medidas para atender, com o máximo de eficiência, todo o fluxo de passageiros durante os jogos, sejam eles torcedores ou não.
Presidente da Abear, Eduardo Sanovicz enfatiza que o setor aéreo está habituado a lidar com grandes volumes de passageiros todos os anos, durante feriados prolongados como o Carnaval e as festas de fim de ano, com intensa movimentação nos aeroportos. “Temos certeza de que é a primeira vez que uma operação no setor aéreo desse porte está sendo coordenada no Brasil. Esperamos que na Copa a capacidade dos aeroportos esteja plena para garantir o bom andamento do evento”, completa. Segundo ele, as companhias vêm trabalhando em conjunto com autoridades e administradoras de aeroportos para que as mudanças nos terminais estejam concluídas dentro dos prazos determinados.Confira quais são as principais medidas:
Malha aérea
O planejamento para o Mundial começou no segundo semestre de 2013, quando foi solicitada à ANAC a criação de uma malha aérea específica para otimizar o tráfego de passageiros entre as cidades-sede. Somente nos dias de jogos serão 67 mil voos para as cidades-sede, um aumento de 31% no volume de operações em comparação com a malha aérea regular. A oferta será de 7,2 milhões de assentos.500 aeronaves no ar.
A manutenção programada é fundamental para garantir a disponibilidade de 100% da frota durante o Mundial. Para isso, as companhias anteciparam planos de revisão das suas aeronaves para que todas operem na Copa. A frota total foi ampliada em 35 aviões, que já haviam sido adquiridos. Ao todo, serão 500 aeronaves voando pelo país.
Reforço no efetivo
O cronograma de férias foi remanejado para garantir escalas de trabalho completas. Com isso, tripulações e equipes de solo estarão a postos entre junho e julho. As companhias também realocaram parte de seu efetivo para regiões onde haverá aumento de demanda. Um dos critérios para esse redirecionamento é a fluência em outras línguas, além do inglês ou espanhol. As operações para a Copa contribuíram para a geração de mais de dois mil postos de trabalho, entre temporários e efetivos.
Aeroportos
A ABEAR tem acompanhado as reformas, a conclusão das obras e o início de operações dos novos aeroportos, com especial atenção às questões meteorológicas. Nesse sentido, a ABEAR, a ANAC, os órgãos de controle do espaço aéreo (DECEA), a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) e a Infraero seguem num esforço conjunto para um plano de contingência. A meta é prever aeroportos alternados caso haja impossibilidade de pouso ou decolagem em terminais mais expostos a intempéries comuns no inverno, como Salgado Filho (Porto Alegre), Afonso Pena (Curitiba), Guarulhos e Congonhas (São Paulo).Guia do Passageiro (em inglês e espanhol).
ABEAR
SIMULADO PREPARATÓRIO LHE DEIXA APTO AS SELEÇÕES
0 comentários:
Postar um comentário