Os brasileiros pretendem viajar mais pelo Brasil nos próximos seis meses e o desejo de utilizar o transporte aéreo entre os mais jovens cresceu. A constatação é da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, realizada em abril. O levantamento, elaborado mensalmente em parceria com a Fundação Getúlio Vargas em sete capitais brasileiras (Recife, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre), identificou que 69,6% das pessoas que pensam em fazer alguma viagem nos próximos seis meses, o que inclui a Copa do Mundo, devem optar por cidades brasileiras como destino. Em abril de 2013, esse índice havia ficado em 66,8%, um crescimento de 2,8 pontos percentuais.
A pesquisa também mostra que a opção pelo transporte aéreo teve crescimento mais consistente entre os turistas com menos de 35 anos. De acordo com a sondagem, 61,1% dos que têm intenção de viajar pretende usar o avião como meio de transporte. Entre os jovens, a preferência pelo modal aéreo passou de 73,1%, em abril de 2013, para 81,8% no mesmo mês deste ano, um aumento de 8,7 pontos percentuais.
O setor aéreo acredita que o crescimento da intenção de viajar de avião é puxado pelo aumento do acesso a esse meio de transporte. Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, lembra que isso é resultado do crescimento de renda da população e da democratização da aviação. “O avião deve ser um meio de transporte coletivo e popular, principalmente em um País com dimensões continentais como o Brasil. Com economia e políticas favoráveis ao desenvolvimento do setor, a acessibilidade dos brasileiros à aviação continuará crescendo”, afirma.
No recorte por renda, a escolha do avião aumentou em 9,2 pontos percentuais entre os turistas com receita de R$ 2.101 a R$ 4.800, passando de 52,5% para 61,7%. Os cariocas foram os que registraram o maior aumento na opção pelo transporte aéreo entre as capitais monitoradas. A taxa era de 57,6% em abril de 2013 e aumentou para 68,9%, em abril deste ano. O crescimento foi de 11,3 pontos percentuais.
Os moradores do Recife (76,4%) são os que mais desejam viajar pelo Brasil nos próximos seis meses, seguidos pelos de Brasília (72,1%), Rio de Janeiro (71,8%), São Paulo (68,4%), Belo Horizonte (67,2%), Salvador (63,5%) e Porto Alegre (48,9%).
Abear
Curso de Piloto Privado de Helicóptero. O primeiro curso a distância homologado pela ANAC!
0 comentários:
Postar um comentário