Números divulgados por 16 companhias aéreas mostram que o setor da aviação perdeu gás no segundo trimestre deste ano. Culpa é da subida do preço dos combustíveis.
O decréscimo terá sido motivado pelo aumento do preço dos combustíveis, garante a “International Air Transport Association”, citada pela Bloomberg.
As perdas atingem a América do Norte, a zona da Ásia-Pacífico e a América Latina. Na Europa, o saldo é positivo, uma vez que no ano passado as companhias aéreas registaram perdas avultadas devido às consequências da nuvem de cinza vulcânica que causou interrupções no tráfego.“Todo o sector aéreo está a perder neste momento”, afirmou Joe Gill, analista da Bloxham Securities, citado pela Bloomberg.
Em termos homólogos, a indústria da aviação registou uma queda dos lucros no segundo trimestre deste ano pela primeira vez nos últimos 24 meses.
Os dados divulgados por 16 companhias aéreas relativos ao segundo trimestre de 2011 apontam para uma queda superior a 30% dos lucros operacionais, ao passo que os lucros líquidos terão caído cerca de dois terços.
“As empresas de aviação são consumidoras massivas de combustíveis e, em última instância, terão de responder com cortes na capacidade”.
A Air France, maior operadora da Europa, anunciou, no final de Julho, uma perda de 145 milhões de euros nos lucros operacionais relativos ao segundo trimestre do ano, contra as previsões dos analistas que apontavam para uma subida dos lucros.
Também os números da Deutsche Lufthansa e da Singapore Airlines falharam as expectativas dos especialistas. Apesar da derrapagem nos resultados das empresas, o tráfego de passageiros continua a aumentar a um ritmo de 4 a 5% ao ano.
0 comentários:
Postar um comentário