Com a nova aquisição, a Gol assume a liderança de participação em 8 das 10 principais rotas no país.
A união de Gol e Webjet deve criar sinergias de 100 milhões de reais que poderiam ser capturadas dois anos após a aprovação do negócio por órgãos reguladores
São Paulo - A Gol pode aumentar seu pedido de aviões à Boeing depois de ver aprovada a compra da rival de menor porte Webjet, afirmou o presidente-executivo da companhia aérea, Constantino de Oliveira Junior, nesta segunda-feira.
Ele afirmou ainda que, uma vez concluída a aquisição, a Gol poderia renovar a frota da Webjet em 18 a 24 meses.
A compra da Webjet, quarta maior companhia aérea do Brasil em participação de mercado, foi anunciada pela Gol na sexta-feira por 311 milhões de reais, incluindo dívidas de cerca de 200 milhões de reais.
Com a Webjet, a Gol assume a liderança de participação em 8 das 10 principais rotas do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e se aproxima da líder nacional TAM.
Entre os motivos citados por Constantino Junior para a aquisição está a frota da Webjet, composta por 24 jatos 737-300 da Boeing, modelo mais antigo que os 737-700 e 737-800 Next Generation operados pela Gol.
Segundo o presidente da Gol, isso deve simplificar a incorporação da operação da Webjet, não exigindo muito treinamento de pessoal, por exemplo.
"O plano é renovar a frota da Webjet com 737-700 e 800. Estamos imaginando que se o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anac aprovassem hoje a operação, por exemplo, poderíamos renovar toda a frota em 18 a 24 meses", disse o presidente da Gol em teleconferência com jornalistas.
Segundo ele, a companhia pode aumentar o pedido de aviões para a Boeing para tornar a frota da Webjet mais eficiente. Em 2010, a Gol encomendou até 30 jatos 737-800 NG com entregas previstas para entre 2014 e 2017.
"Tem a possibilidade de ampliar nosso pedido junto à Boeing", disse Constantino. "A questão é que, se faço pedido hoje, a Boeing vai entregar em 2016, o que não resolveria o problema no curtíssimo prazo... Naturalmente, com uma frota maior, a tendência é que nós venhamos a ampliar também nosso pedido junto à Boeing para manter nossa frota jovem." Ele não comentou quantos aviões poderia adicionar ao pedido feito à fabricante norte-americana.
Além da encomenda adicional de aeronaves, a Gol trabalha com outras duas possibilidades: atualizar a frota da Webjet com renovação de alguns de seus contratos de leasing, mantendo os aviões da empresa e retornando apenas os 737-300, e buscar novos leasings operacionais de jatos.
A compra da Webjet, quarta maior companhia aérea do Brasil em participação de mercado, foi anunciada pela Gol na sexta-feira por 311 milhões de reais, incluindo dívidas de cerca de 200 milhões de reais.
Com a Webjet, a Gol assume a liderança de participação em 8 das 10 principais rotas do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e se aproxima da líder nacional TAM.
Entre os motivos citados por Constantino Junior para a aquisição está a frota da Webjet, composta por 24 jatos 737-300 da Boeing, modelo mais antigo que os 737-700 e 737-800 Next Generation operados pela Gol.
Segundo o presidente da Gol, isso deve simplificar a incorporação da operação da Webjet, não exigindo muito treinamento de pessoal, por exemplo.
"O plano é renovar a frota da Webjet com 737-700 e 800. Estamos imaginando que se o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anac aprovassem hoje a operação, por exemplo, poderíamos renovar toda a frota em 18 a 24 meses", disse o presidente da Gol em teleconferência com jornalistas.
Segundo ele, a companhia pode aumentar o pedido de aviões para a Boeing para tornar a frota da Webjet mais eficiente. Em 2010, a Gol encomendou até 30 jatos 737-800 NG com entregas previstas para entre 2014 e 2017.
"Tem a possibilidade de ampliar nosso pedido junto à Boeing", disse Constantino. "A questão é que, se faço pedido hoje, a Boeing vai entregar em 2016, o que não resolveria o problema no curtíssimo prazo... Naturalmente, com uma frota maior, a tendência é que nós venhamos a ampliar também nosso pedido junto à Boeing para manter nossa frota jovem." Ele não comentou quantos aviões poderia adicionar ao pedido feito à fabricante norte-americana.
Além da encomenda adicional de aeronaves, a Gol trabalha com outras duas possibilidades: atualizar a frota da Webjet com renovação de alguns de seus contratos de leasing, mantendo os aviões da empresa e retornando apenas os 737-300, e buscar novos leasings operacionais de jatos.
FONTE: EXAME.COM
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