Classe C supera as classes mais altasFoto: Reprodução/Metro
Definitivamente, viajar de avião deixou de ser opção apenas para a elite. As classes emergentes compraram mais da metade das 31 milhões de passagens vendidas nos primeiros cinco meses do ano, segundo o instituto de pesquisa Data Popular.
Graças sobretudo à classe C, que já ocupa 48% dos assentos (classes D e respondem por 10%), o fluxo de passageiros nos aeroportos cresce mais de 20% ao ano. E os gastos da nova classe média com o turismo não param de subir. Os R$ 3,8 bilhões gastos em 2002 se multiplicaram em R$ 13 bilhões em 2010 – um aumento de 242%.
Segundo o sócio-diretor do Data Popular, Renato Meirelles, o crescimento está ligado às transformações sociais dos últimos anos, ao aumento de crédito e aos valores mais baixos no preço das passagens. “A classe C está perdendo o medo. Tanto o receio de andar de avião como o de entrar em um lugar em que não se sentia confortável”, explica Meirelles.
Para fisgar esse público, empresas vendem passagens em lojas populares e investem em manuais para os marinheiros de primeira viagem (leia mais abaixo).
Primeiro voo
A auxiliar de limpeza Iracema de Lucena, 42, fez sua primeira viagem de avião em janeiro. Em vez de passar 48 horas em um ônibus para visitar a família em Recife, descobriu que sairia mais barato voar.
“Viajar de avião é tudo de bom. De ônibus, nunca mais. A diferença é enorme. É rápido, e a gente é muito mais bem tratado.” Iracema gastou cerca de R$ 800, parcelados em seis vezes, para ir e voltar com a filha para Pernambuco. De ônibus, gastaria quase o dobro (R$ 1.300).
Fonte: BAND
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