
Um relatório da U.S. National Transportation Safety Board (NTSB), de 1985, indicava: "Em um avião, os passageiros são participantes passivos que, na maioria das vezes, não sabem porque a informação de segurança que estão recebendo é importante. Como as investigações de acidentes mostram, o briefing de pré-decolagem é, normalmente, a única informação de segurança que receberão caso ocorra um acidente."
As palavras específicas utilizadas para instruir o passageiro sobre o uso das máscaras de oxigênio, por exemplo, causam potencial confusão: como colocar a máscara sobre o nariz e a boca, como puxar a máscara para iniciar o fluxo de oxigênio e como respirar normalmente. Pelo relatório do NTSB, cada um destes elementos do briefing resulta de problemas que os passageiros enfrentaram no passado.
O comportamento dos passageiros tem sido citado nas investigações de vários incidentes. Por exemplo, apesar dos briefings de segurança rotineiros, somente um dos 53 passageiros a bordo de um vôo, em 1974, e dois dos 180 passageiros a bordo de um vôo, em 1975, foram capazes de ativar o fluxo de oxigênio de suas máscaras, após a despressurização de cabine. Como resultado, a maioria dos passageiros precisou da ajuda pessoal dos comissários de bordo. Em uma despressurização de cabine ocorrida em 1973, os comissários de bordo informaram dificuldades próprias em utilizar o oxigênio, enquanto ensinavam como os passageiros deveriam colocar as máscaras corretamente e iniciar o fluxo de oxigênio.
A atenção dos passageiros aos briefings de segurança de pré-partida e os fatores relacionados, como a capacidade para ouvir e entender esses briefings também influenciaram os sobreviventes em vários acidentes investigados pelas autoridades norte-americanas, desde os anos sessenta.
Segundo a "Advisory Circular" (AC) 121-24B, "Briefings de informações de segurança aos Passageiros e Cartões de Briefings" da U.S. Federal Aviation Administration (FAA), uma pessoa alertada e instruída tem maior probabilidade de sobreviver a uma situação de emergência em um avião, que uma pessoa despreparada.
"Todo passageiro deveria ser motivado a ficar atento às informações de segurança do briefing, porém, não é fácil motivar as pessoas, até mesmo quando sua própria segurança está envolvida. Uma maneira de aumentar a motivação dos passageiros é elaborar briefings e cartões de segurança tão significativos, interessantes e atraentes o quanto possível.."
Fonte: Jornalista Célio Rocha/TAM SAFETY DIGEST
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