A norte-americana Atlas Air deve começar na terça-feira (18/06), a operar um voo regular do maior avião cargueiro da Boeing em circulação no mundo, o 747-8F, pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
A companhia aérea e a concessionária Aeroportos Brasil aguardam ainda para esta quinta-feira (14/06), a publicação pela Agência Nacional de Aviação de Civil (Anac) da homologação do aeroporto para receber os modelos 747-8F. "Só falta a publicação da homologação. Com ela, vamos começar já na próxima terça-feira a fazer um voo com o 747-8F por Viracopos", afirmou diretor da Atlas Air para o Brasil, Luis Fernando Del Valle.
Além da Atlas, a Cargo Lux, que possui os gigantes da Boeing, procurou a Aeroportos Brasil para começar a operar com os aviões da categoria F por Campinas. A Atlas vai manter um voo semanal às terças-feiras por Viracopos. Será o primeiro aeroporto do Brasil liberado pela Anac para receber o jumbo. No último dia 28, a Atlas fez um teste de pouso com o avião vazio.
Foi a primeira vez que a aeronave, com 76,4 metros de comprimento, aterrissou no país. Os modelos 747-8 da Boeing dividem com o A-380 da Airbus o título de maiores aviões do mundo com versões também para passageiros. São considerados os mais modernos da categoria. As aeronaves da categoria F têm de uma extremidade a outra da asa entre 65 m e 80 m. O Boeing 747-8F possui 68,5 m de envergadura.
Em comprimento, é o maior do mundo, com 76,4 m. Existem 41 aeronaves do tipo voando pelo mundo - 35 cargueiros e 6 de passageiros, chamados de Intercontinental, com capacidade para até 550 passageiros. O modelo de carga tem capacidade para 135 toneladas de carga. O diretor da Atlas diz que o aeronave tem como principal vantagem a economia. "Transportamos 20% mais carga com ele, com uma economia de 15% de combustível, com 20% menos barulho."
A empresa norte-americana tem sete modelos do 747-8F, uma frota total de 48 aeronaves da Boeing. Além do aeroporto de Viracopos - maior em cargas do País -, a Atlas aguarda a Anac liberar o uso do jumbo em Brasília, Rio de Janeiro, Cabo Frio (RJ), Curitiba, Natal, e Petrolina (PE).
Fonte: Epoca
0 comentários:
Postar um comentário