Depois de ganhar destaque com o caso, Jaqueline Jatai foi convidada para ser a capa da Sexy.
Jaqueline Jatai foi retirada do voo, devido ao seu uniforme justo / Reprodução/Instagram
Por: Diário SP Online
A ex-comissária de bordo da TAM, Jaqueline Jatai, relata que foi demitida, em 2013, por conta de sua beleza. Segundo ela, a supervisora de voo a teria expulsado da aeronave devido ao uniforme justo. “Minha roupa era igual a de todas. Meu biotipo é que chama a atenção”, disse a ex-funcionária em entrevista à Veja.
Jaqueline de 27 anos, que trabalhou na empresa de linhas aéreas entre 2010 e 2012, entrou com um processo contra a empresa. Por conta disso, ela ganhou destaque e é capa da Revista Sexy de outubro, a qual vem com o tema “aviação”.
Jaqueline jatai é capa da Sexy de outubro, com o tema "Aviação" /Reprodução/Instagram
O caso ocorreu há dois anos, pouco tempo antes de ela entrar de férias. Após o período em que ficou fora, Jaqueline foi desligada da empresa e passou um ano em depressão, mas quando se recuperou, entrou na Justiça.
“Ser aeromoça era um sonho. Lutei e consegui, mas não foi fácil. Saí porque me desentendi com uma checadora, que achou meu uniforme apertado demais”, contou ela à publicação.
FOI CHAMADO PARA SELEÇÃO? SAIBA ONDE FICAR!
A POUSADA AVIAÇÃO FICA AO LADO DO AEROPORTO DE CONGONHAS
Fale que viu o anúncio do Tripulantes News e sua diária ficará em apenas R$ 40,00
Cancun, no México, Barcelona, na Espanha, e Toronto, no Canadá, estão entre os próximos destinos da companhia
OGrupo Latamplaneja a criação de novos voos internacionais da Tam a partir do próximo ano, em alinhamento ao planejamento de frota da companhia. A iniciativa visa reforçar a conectividade oferecida pelo grupo nas Américas Latina e do Norte, e na Europa. Entre as novas ligações previstas pela aérea estão os voos diretos entre São Paulo e Cancun, no México, previsto ainda para 2014, e entre São Paulo e Barcelona, na Espanha, em meados do ano que vem, visando a alta temporada.
“Essas novas rotas oferecerão uma rede de conexões ainda melhor para o cliente, irão gerar empregos altamente qualificados e abrirão novas oportunidades para os nossos colaboradores”, disse a presidente da Tam, Claudia Sender. O plano prevê a criação de aproximadamente 230 vagas para tripulantes de voos de longa distância.
Ainda no primeiro semestre de 2015, a companhia aérea espera criar um novo voo ligando a capital paulista a Toronto, no Canadá, com escala em Nova York. O planejamento prevê ainda um reforço nas rotas entre o Brasil e os Estados Unidos, com a criação do voo Brasília-Orlando, projetado para o terceiro trimestre do próximo ano, e mais frequências nas operações Brasília-Miami e São Paulo-Miami.
LAN AIRLINES
A ligação entre o Aeroporto de Guarulhos e a cidade de Milão, realizada atualmente pela Tam, passará a ser operada pela Lan, em voo diário realizado com os novos Boeing 787. A mudança deverá ser realizada no quarto trimestre de 2015 e, com isso, o voo partirá de Santiago com destino à Itália e fará escala em São Paulo. Para os Estados Unidos, além da ampliação das frequências partindo do Brasil, está previsto também o aumento de dez para 14 voos semanais na rota Santiago-Miami, operada pela companhia chilena.
Panrotas
SIMULADO PREPARATÓRIO COM CURSOS E WORKSHOPS PARA AVIAÇÃO
A TAM Aviação Executiva (TAM AE) realizou a cerimônia de concessão do hangar, onde será instalado o seu novo Centro de Serviços de Manutenção no aeroporto de Aracati (148,30 km de Fortaleza), na manhã desta sexta-feira, 26. O evento contou com a presença do governador Cid Gomes, do titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e do presidente da TAM AE, Fernando Pinho.
O Centro de Manutenção de Aracati ocupará uma área de 14 mil m² e poderá receber até 30 aeronaves simultaneamente. O novo Centro será capacitado com oficinas para efetuar todas as atividades relacionadas a inspeções programadas, não programadas, reparos e modificações de aeronaves executivas, como Oficina de motores, Oficina Elétrica (todos os serviços elétricos, eletrônicos e instalações nas aeronaves), Oficina Hidráulica (serviços hidráulicos, freios e rodas, aturadores), entre outras.
Os serviços serão para a linha Cessna Citation e Caravan, mas a expectativa é que em breve seja estendido para todos os modelos da Textron Aviation.
De acordo com Fernando Pinho, aproximadamente 50% do faturamento da empresa provém dos serviços de manutenção. “A região norte e nordeste do Brasil possui 20% da frota de aviões atendidos pela TAM AE. Nossa expectativa é ampliar esses números em pouco tempo, uma vez que agora será mais fácil para os nossos clientes do Nordeste, Norte e da América Central terem acesso aos nossos serviços".
Com a conclusão do Centro de Manutenção em Aracati, a TAM AE torna-se a empresa com maior parque de manutenção de aeronaves executivas da América Latina. São 50.000 m² de capacidade instalada distribuídos em Jundiaí, Belo Horizonte, Brasília e Aracati, que, juntos, podem atender mais de 100 aeronaves simultaneamente. O processo de homologação da ANAC para funcionamento do novo centro de serviços ocorrerá nos próximos meses.
Redação O POVO Online com informações do repórter Átila Varela
SEJA APROVADO NA SELEÇÃO DA AZUL, ESTUDE INGLÊS ESPECIFICO PARA SELEÇÃO
SÃO PAULO – No último sábado (20), a Avianca Brasil iniciou sua primeira operação internacional, com o voo direto entre Fortaleza, no Ceará, e Bogotá, capital da Colômbia. Com frequência aos sábados, o voo é operado com a aeronave da Airbus, modelo A319, com capacidade para 132 passageiros, em classe única.
Para o Vice-Presidente comercial, de marketing e de cargas da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni, esse é passo importante para o projeto de expansão da empresa. "É uma oportunidade para todos os Nordestinos conhecerem não somente as inúmeras belezas de Bogotá, como os vários destinos encantadores da Colômbia e mais de uma centena de outros destinos operados pela Avianca Internacional”, afirma.
A estreia do novo destino coincide com importante momento de expansão da Avianca Brasil, que registrou crescimento de 310% nos últimos três anos, além de ter realizado a renovação de frota com a chegada de sete aeronaves modelo A320, com capacidade para 162 passageiros, e expectativa de 7,5 milhões de passageiros transportados em 2014.
“Esse notável crescimento só foi possível por termos uma estratégia claramente definida: oferecer o melhor atendimento e serviço aos clientes, com uma equipe de 4 mil colaboradores em todo o Brasil”, comenta Gargioni.
Confira abaixo, os horários dos novos voos da Avianca Brasil:
Voo Fortaleza - Bogotá
Voo
Trecho
Horário de partida
Horário de chegada
Fonte: Avianca
REALIZE SEU SONHO DE VOAR!
A PRIMEIRA ESCOLA HOMOLOGADA PELA ANAC PARA CURSOS A DISTÂNCIA
Este curso tem o objetivo prático de desenvolver os profissionais para a conquista de uma vaga com tranquilidade, praticando diversas atividades similares as das seleções das empresas aéreas nacionais e internacionais.
Mas como se comportar diante de uma banca de analistas?
No decorrer do treinamento o aluno vivenciará as diversas atividades similares as oficiais, e ao final receberá um feedback individual por parte do facilitador.
Estas ações levarão o aluno a sentir-se muito mais preparado na busca de sua empregabilidade em qualquer empresa aérea do Brasil e exterior.
COMPOSIÇÃO DO TREINAMENTO:
Entrevista Individual e em grupo;
Aplicação de 3 tipos de dinâmicas de grupo (sensitiva, visual, e intelectual);
Comunicação verbal e não verbal;
Vocabulários assertivos e positivos;
Execução de 2 tipos de redação;
Formas de argumentação e negociação;
Testes de geografia, matemática e língua portuguesa;
Testes de raciocínio lógico, velocidade e atenção concentrada;
Postura profissional e técnicas de oratória;
Elaboração de seu curriculum e formas de distribuição;
O Grupo Latam Airlines anunciou nesta segunda-feira, 22, o planejamento de novos voos internacionais para 2015, incluindo a criação, pela TAM, de voos diretos conectando São Paulo a Cancún (México), Barcelona (Espanha) e Toronto (Canadá) e o reforço nas rotas entre o Brasil e os EUA. "Essa iniciativa vai reforçar a conectividade oferecida pelo grupo na América Latina, América do Norte e Europa", disse a Latam, por meio de nota.
Embora o anúncio seja para voos em 2015, a rota São Paulo-Cancún será incorporada ainda em 2014. Já o voo para Toronto, com escala em Nova York, está previsto para o primeiro semestre de 2015;, a rota São Paulo-Barcelona ficará para meados do ano que vem, enquanto o voo Brasília-Orlando está projetado para o terceiro trimestre do próximo ano, com sete frequências semanais. Ainda para o segundo semestre de 2015 estão previstas novas frequências entre São Paulo-Miami.
"Com este projeto, a TAM mantém seu crescimento, sua liderança e a posição de companhia aérea que mais investe no Brasil", afirmou a presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender, em nota na qual salienta que o plano irá gerar empregos, com a criação de aproximadamente 230 vagas para tripulantes de voos de longa distância.
No entanto, a companhia também anunciou que a rota para Milão, que hoje é feita pela TAM, passará a ser operada pela LAN, possivelmente no quarto trimestre de 2015. O voo partirá de Santiago do Chile com destino à cidade italiana e escala em São Paulo.
Na LAN, também está previsto o aumento de 10 para 14 frequências semanais na rota Santiago-Miami, que serão implementadas ao longo de 2015.
Frota
Aliado aos novos voos, as empresas anunciaram seu planejamento de frota. A TAM intensificará o uso de aeronaves Boeing B767 e reconfigurará seus Boeing B777-300 ER, para aumentar o conforto ao passageiro. A aérea brasileira também deve receber, até o fim de 2015, o Airbus A350. Já a chilena LAN prevê a ampliação do uso dos Boeing B787, em suas versões Boeing B787-8 e Boeing B787-9.
Isto É
FOI CHAMADO PARA SELEÇÃO? FIQUE NA POUSADA AVIAÇÃO
Os visitantes da Feira da Abav que passarem pelo estande da Avianca, além de concorrer passagens aéreas e participarem de jogos elaborados pela companhia, poderão compartilhar alguns resultados alcançados pela empresa ao longo de 2014. Entre as novidades que deverão ser abordadas estão a migração para o Amadeus, a renovação da frota e o início das operações em Goiânia.
A Avianca chega ao fim de setembro com avanços em seu plano de expansão - em abril, migrou para a plataforma tecnológica, Amadeus, requisito fundamental para seu ingresso na Star Alliance. Entre os ganhos tecnológicos que podem ser destacados após a implementação do Amadeus estão maior agilidade no check-in, check-in por celular/web check-in, totens de autoatendimento mais eficientes, entre outros.
Sete novas aeronaves A-320, com capacidade para 162 passageiros foram agregadas à frota da Avianca em 2014, sendo que parte delas foram utilizadas para substituir 50% dos aviões MK-28. Em 2015, o restante das aeronaves MK-28 deve ser substituído. “Nosso objetivo é priorizar o conforto do cliente. As novas aeronaves contam com o amplo espaço entre as poltronas, marca registrada da companhia, e com sistema de entretenimento individual”, explica o vice-presidente comercial, de Marketing e Cargas da Avianca, Tarcísio Gargioni.
Em agosto, a companhia adicionou um novo destino em sua malha: Goiânia. A novidade também será divulgada durante a Feira da Abav. Estamos muito satisfeitos com essa nova operação. As taxas de ocupação são favoráveis, o que indica que nosso modelo de produto está sendo bem aceito não somente pelos goianos mas por todos os mais de sete milhões de passageiros que deveremos transportar até o final deste ano ”, finalizou o executivo.
Panrotas
CURSOS E WORKSHOPS PARA AVIAÇÃO É COM O SIMULADO PREPARATÓRIO
Manaus – O médico Antônio Rogério Caldas, 48, morreu na manhã desta segunda-feira (22), durante um voo JJ 8103, da TAM Linhas Aéreas , que saiu de Nova Iorque às 22h de domingo (21) com destino a São Paulo.
Antônio era natural de Porto Alegre e morreu às 6h, dentro do avião, que teve que fazer um pouso em Manaus para retirada do corpo, conforme registro no Instituto Médico Legal (IML). Ele estava acompanhado, no entanto, não há informações sobre quem estava com o médico.
O funcionário da TAM, David Cordovil, informou que o corpo desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes às 7h e foi encaminhado para o IML.
Em nota, a TAM Linhas Aéreas justificou que, ao ser informado sobre as condições do passageiro, o comandante do voo imediatamente alternou o pouso para a capital amazonense. O comunicado diz ainda que, até o desembarque, a tripulação e três médicos voluntários iniciaram os primeiros socorros.
A aterrissagem, conforme a empresa, ocorreu às 8h25 e equipes médicas do aeroporto já aguardavam o passageiro para o atendimento emergencial.
“O óbito do passageiro foi declarado pelas equipes médicas do aeroporto, ainda no local”, informou a TAM em nota, garantindo ainda que a empresa está prestando assistência aos familiares do passageiro.
Morte por mal súbito
Na manhã de domingo (21), Carlos Santos da Silva, 60, morreu na ponte de desembarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes após ter um mal súbito. As informações são do Instituto Médico Legal (IML) e da assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Carlos vinha de Fortaleza, em um vôo da Gol, por volta das 10h20. Ao sair da aeronave, se sentiu mal e foi atendido pela equipe de pronto-socorro da Infraero, que é formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O homem chegou a ser atendido na ponte de desembarque, foi reanimado, mas morreu no local às 11h. Segundo a assessoria da Polícia Civil, Carlos era hipertenso e tinha diabetes.
Confira a nota da TAM na íntegra:
A TAM Linhas Aéreas lamenta informar que um passageiro do voo JJ 8103 (Nova York – São Paulo/Guarulhos), que decolou às 22h de ontem (21/9), faleceu no aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes após sentir-se mal a bordo da aeronave.
Depois de ser informado sobre as condições do passageiro, o comandante do voo imediatamente alternou o pouso para a capital amazonense. Enquanto isso, a tripulação e três médicos voluntários iniciaram os primeiros socorros.
A aterrissagem ocorreu às 8h25 e equipes médicas do aeroporto já aguardavam o passageiro para o atendimento emergencial.
O óbito do passageiro foi declarado pelas equipes médicas do aeroporto, ainda no local.
A TAM ainda informa que está prestando assistência aos familiares do passageiro.
A 25ª Vara Cível de Brasília determinou na última sexta-feira (19) que a empresa aérea Avianca ofereça passagens gratuitas para que um jovem do Distrito Federal faça tratamento médico na Bahia. O pedido foi feito em caráter de urgência, e a companhia tem dez dias para cumprir a determinação sob pena de multa. Cabe recurso.
O G1 tentou contato com a Defensoria Pública do DF, que representa o paciente, e com a Avianca, mas não obteve retorno.
Segundo a ação, o autor é portador de necessidades especiais e não tem condições financeiras de bancar a viagem. O paciente pede a extensão do Passe Livre – benefício concedido pelo governo federal e que, geralmente, não se aplica ao transporte aéreo.
O direito ao passe livre para pessoas com deficiência foi definido por lei em 1994, e regulamentado por decreto presidencial em 2000. O texto mais recente afirma que as empresas "de transporte interestadual de passageiros reservarão dois assentos de cada veículo, destinado a serviço convencional, para ocupação das pessoas beneficiadas".
A lei e o decreto não fazem referência a qual meio de transporte a regra se aplica. No site do Ministério dos Transportes, no entanto, há a explicação de que o Passe Livre é aceito em "transporte coletivo interestadual convencional por ônibus, trem ou barco, incluindo o transporte interestadual semiurbano."
Na sentença liminar, o juiz Júlio Roberto dos Reis afirma que a limitação seria "ofensiva aos direitos fundamentais e às políticas de públicas de integração de portadores de deficiência".
"A omissão do Poder Executivo não pode impedir o acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais ao transporte coletivo gratuito, sob pena de contrariar a tutela eficaz dos direitos fundamentais. Há de se acentuar, ainda, que as políticas públicas voltam-se à plena integração da pessoa portadora de deficiência, a fim de assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, inclusive no tocante ao acesso ao transporte."
A omissão do Poder Executivo não pode impedir o acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais ao transporte coletivo gratuito, sob pena de contrariar a tutela eficaz dos direitos fundamentais. Há de se acentuar, ainda, que as políticas públicas voltam-se à plena integração da pessoa portadora de deficiência, a fim de assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, inclusive no tocante ao acesso ao transporte"
Trecho da decisão de juiz Júlio Roberto dos Reis
Precedente
Em agosto de 2013, decisão semelhante foi anunciada pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, em processo contra a empresa aérea Gol.
O tribunal confirmou decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após denúncia do Ministério Público Federal, e obrigou a companhia aérea a reservar ao menos duas poltronas para portadores do Passe Livre em todos os voos dentro do território brasileiro.
A decisão condenou a Gol a pagar R$ 50 mil a um fundo público, como indenização pelo descumprimento da lei. Ao analisar o caso, Barbosa disse que a decisão não tinha poder de "inviabilizar o transporte aéreo".
"O hipotético transporte gratuito de até dois passageiros a cada voo não tem intensidade suficiente para retirar completamente o interesse na exploração econômica dos serviços de transporte aéreo de passageiros", afirmou à época.
Em março, o Ministério Público Federal em Roraima ajuizou uma ação civil pública para garantir a reserva de assentos para todas as companhias. Segundo a denúncia, as empresas alegam falta de regulamentação do Poder Executivo para destinar as vagas para portadores de necessidades especiais que comprovem baixa renda. A ação ainda não foi julgada.
G1
SEJA APROVADO NO INGLÊS DA AZUL
AULAS ONLINE E ESPECIFICAS PARA O PROCESSO SELETIVO
As inscrições para as vagas no cargo de Comissário de Voo na Gol Linhas Aéreas Inteligência foram estendidas até dia 21 de setembro. A expectativa é que cerca de 7 mil pessoas se inscrevam até o dia 21 e com isso a concorrência será em uma média de 233 pessoas para 1 vaga. Até o momento fontes indicam que são previstas 30 vagas para o cargo neste primeiro momento.
PROCESSO SELETIVO COMISSÁRIOS 2014
A GOL iniciou o processo seletivo para contratação de comissários de voo em todo o país.
Os candidatos devem se identificar com os valores da companhia - Segurança, Servir, Inteligência e Lowest-Cost – atuando, sobretudo, como agentes de segurança e protagonistas da melhor experiência de voar GOL.
As inscrições estarão abertas até 21 de setembro e o início das atividades está previsto para novembro deste ano.
Atualmente a GOL conta com mais de 5 mil tripulantes comerciais e técnicos para as mais de 910 operações diárias da Companhia.
O processo seletivo prevê aplicação de provas, entrevistas e dinâmica de grupo.
ESPECIFICAÇÕES GERAIS SOBRE O CARGO
• Área: Tripulação Comercial
• Cargo: Comissário de Voo
• Formação Acadêmica: Ensino Médio Completo
• Idiomas: Inglês nível Intermediário (Obrigatório). Outros idiomas nível Intermediário (Desejável)
A Gol tem planos de investir também na aviação regional e em aviões de menor porte para trechos de pequenas distâncias. A companhia emitiu hoje uma nota oficial onde admite interesse na compra de aviões da Embraer.
Diz a nota:
"A Gol informa que, como uma empresa competitiva, está sempre avaliando novas oportunidades para seu negócio. No momento, a Companhia estuda a possibilidade de comprar aeronaves da nova família de jatos da Embraer E2, que começam a ser entregues pela Embraer em 2018. Estas aeronaves seriam uma opção para atender rotas de menor densidade que justifiquem a utilização de aeronaves com 130 a 140 assentos. Se, e quando, a Companhia decidir seguir, fará a divulgação devida para o mercado".
A Embraer prevê que o mercado de aviação brasileiro deve crescer a uma taxa anual de 6,9% nos próximos 10 anos, o que levará o País a dobrar o número de passageiros transportados (PAX), em relação aos atuais 96 milhões. Mas, na avaliação do diretor da Embraer Luiz Fernando Lopes, o porcentual pode ser maior. "Se forem colocados em prática todos os programas e acordos em desenvolvimento, essa taxa é a mínima", disse, durante apresentação em evento do setor, em São Paulo.
Ele citou o programa de incentivo à aviação regional, que prevê investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais e subsídio para voos que conectem cidades fora das capitais, o acordo "céus abertos" com os Estados Unidos, que deve completar sua implementação em outubro do ano que vem, e o acordo similar, multilateral com diversos países da América do Sul. "Já vemos novos voos da American Airlines e Copa em Viracopos (Campinas), por exemplo, mas isso deve acontecer em outras capitais e será necessário voos regionais para distribuir (os passageiros)", comentou.
Lopes também lembrou de outras demandas e propostas em discussão que poderiam beneficiar o mercado de aviação brasileiro nos próximos anos, como o aumento de 20% para 49% na participação de capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais, a redução do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação (QVA) e a mudança na precificação do combustível.
Ele comentou que, enquanto a maior presença de capital estrangeiro poderia favorecer o acesso a recursos por parte das aéreas, alterações no QVA reduziriam os custos das empresas, também contribuindo para a expansão das companhias. O combustível é o principal item de custo das aéreas brasileiras, com uma participação de cerca de 40%.
Frota
Segundo Lopes, em 10 anos, além de dobrar o número de passageiros transportados, o mercado brasileiro também dobrará sua frota. Ele não detalhou, porém, qual poderia ser a demanda por tamanho de aeronave.
O plano de aviação regional pode favorecer particularmente a Embraer, fabricante de aeronaves de até 130 assentos, que seriam mais indicados para rotas de baixa densidade. A Azul já assinou uma carta de intenções para o pedido firme de 30 aeronaves. Na quinta-feira, 18, a Gol confirmou que negocia com a Embraer a possibilidade de adquirir aeronaves E-195 E2, que está em desenvolvimento e tem a primeira entrega prevista para 2019. TAM e Avianca também já admitiram que mantêm negociações com a fabricante brasileira.
Com Agência Estado
FOI CHAMADO PARA SELEÇÃO? SAIBA ONDE FICAR!
AO LADO DO AEROPORTO DE CONGONHAS E COM O MAIOR CUSTO BENEFICIO DA REGIÃO
FALE QUE VIU NO TRIPULANTES NEWS E SUA DIÁRIA FICARÁ APENAS R$ 40,00
A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para dar início a voos diários e diretos entre Manaus e Brasília a partir de 1º de dezembro. As frequências serão operadas com jatos Embraer E195, capazes de transportar até 118 Clientes. As aeronaves contam com telas individuais que transmitem mais de 40 canais de TV ao vivo.
“Estrearemos uma rota que sempre registra uma alta demanda de clientes. Além de destinos turísticos, são cidades importantes para as regiões onde estão localizadas, principalmente Manaus, que conta com a Zona Franca”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
Atualmente, a empresa mantém 16 voos diários a partir de Manaus para dez destinos. A empresa já oferece voos diretos de Manaus para Belém, São Paulo, Belo Horizonte e agora Brasília.
Uol
REALIZE SEU SONHO DE VOAR
PRIMEIRA ESCOLA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA AVIAÇÃO