A Azul, a companhia aérea brasileira criada pelo fundador da JetBlue Airways, David Neeleman, está negociando com o Airbus Group NV, com a Boeing Co. e com locadores sobre jatos de fuselagem larga para começar a voar para o exterior, disseram fontes do setor.
O 787-8 Dreamliner da Boeing é um dos modelos cogitados, disseram duas das fontes, que solicitaram o anonimato porque as negociações são confidenciais. O atual A330-200 da Airbus e uma versão atualizada que ainda está na mesa de projeto também fazem parte da discussão, disseram as fontes.
A aquisição de jatos com corredores duplos seria uma mudança do foco atual da Azul, que utiliza aviões menores em rotas domésticas. A expansão também impulsionaria a Azul para concorrer com as duas maiores companhias aéreas que operam no Brasil, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA e o Latam Airlines Group SA, bem como com as linhas aéreas americanas com descontos que concorrem por uma parte maior no florescente mercado interamericano de viagens.
É possível que Neeleman “esteja fazendo isso de olho nos Jogos Olímpicos” no Rio de Janeiro em 2016, disse Robert Mann, consultor de aviação com sede em Port Washington, Nova York. “Como operadora de baixo custo, eles têm grandes vantagens”.
Jacques Rocca, porta-voz da Airbus, com sede em Toulouse, França, não quis comentar, nem Marc Birtel, da Boeing. Gianfranco Panda Beting, diretor de comunicações e marca da Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA, nome formal da companhia, disse que a empresa não possui “planos concretos” por agora.
“Estamos focados no Brasil”, disse ele ontem, em entrevista por telefone. “Este é um projeto no longo prazo”.
Exame
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