O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) anunciou nesta segunda-feira que pedirá a execução total de multa para a Gol Linhas Aéreas após a empresa descumprir liminar que impedia a demissão dos 850 funcionários da Webjet, empresa comprada pela Gol em 2011. De acordo com o MPT, até o final de fevereiro a multa totalizava R$ 28 milhõesa.
A Gol fechou as portas da Webjet em novembro no ano passado e demitiu os 850 funcionários da empresa. Na ação movida contra a companhia aérea, o MPT-RJ demonstrou que a Gol não realizou negociação prévia com o sindicato da categoria, conforme determina o Tribunal Superior do Trabalho (TST), e descumpriu o termo firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no qual assumiu o compromisso de manter os empregos. Após a ação, a Justiça determinou que Gol reintegrasse os funcionários em oito dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por cada trabalhador que não fosse reintegrado.
No sábado, os cerca dos 850 trabalhadores da Webjet que haviam sido cortados pela Gol em novembro e readmitidos em dezembro foram demitidos novamente. Os sindicatos do setor aéreo acusam a empresa de desrespeitar a determinação da Justiça e estudam ações judiciais, além de protestos para pressionar a Gol.
O Terra entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas, que afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Fonte: Terra
Últimas vagas para o curso Garimpar aos domingos!
0 comentários:
Postar um comentário