Outras 11 ficaram feridas quando o ATR-72, operado pela companhia aérea taiwanesa TransAsia Airways, caiu em Penghu, uma ilha no Estreito de Taiwan entre Taiwan e China, disse o ministro dos Transportes Yeh Kuang-shih.
O avião bimotor caiu ao fazer uma segunda tentativa de pouso com um total de 58 passageiros e tripulantes a bordo, de acordo com Yeh. Antes, agência de notícias local havia reportado a morte de 51 pessoas e citava como fonte o chefe dos bombeiros da região.
O voo GE222 caiu na aldeia de Xixi do lado de fora do aeroporto. Fotos da mídia local mostraram bombeiros usando lanternas para procurar os destroços na escuridão. Edifícios e carros foram danificados por destroços.
Cerca de 200 militares foram enviados para ajudar no resgate, afirmou porta-voz do Ministério da Defesa de Taiwan, o major-general Luo Shou, de acordo com a Agência Central de Notícias.
O ministério disse que veículos militares e ambulâncias participavam das buscas e uma equipe de resgate da força aérea estava de prontidão para transferir sobreviventes para ia principal iha de Taiwan, caso fosse necessário, informou a agência.
Avião saiu de Kaohsiung as 4h53, horário local, com destino a Magong em Penghu, de acordo com o chefe da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan, Jean Shen. O avião perdeu contato com a torre as 7h06 depois de informar que faria uma segunda tentativa de pouso.
A visibilidade enquanto o avião se aproximava era de 1.600 metros, que cumpria as normas para o pouso. Dois voos já haviam desembarcado no local antes da tragédia: um as 17h34 e outro as 18h57, relatou a agência de aviação.
Mas a Agência Central de Notícias, citando o departamento de bombeiros do condado, disse que aparentemente a tempestade reduziu a visibilidade e o piloto foi forçado a retirar-se do local para uma segunda tentativa de pouso.
Taiwan foi atingida pelo tufão Matmo na manhã de terça e a central de meteorologia alertou para chuva forte até a noite, mesmo após o centro da tempestade ter se movido para o oeste da China continental. Shen disse que o avião tinha 14 anos.
Em outubro de 2013, um Lao Airlines ATR-72 caiu durante uma forte tempestade que se aproximava do aeroporto de Pakse no sul do Laos, matando todas as 49 pessoas a bordo.
*Com AP
0 comentários:
Postar um comentário