Voos adicionais, mais funcionários e guia com dicas aos passageiros e torcedores são algumas das iniciativas da GOL para atender à demanda específica da Copa do Mundo pelo transporte aéreo, entre junho e julho. A informação é do diretor de aeroportos da companhia, André Lima.
O executivo estima um volume 10% inferior de passageiros no período do torneio, em comparação com dezembro, época das festas de fim de ano. A GOL, junto com as demais fundadoras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), AZUL, AVIANCA e TAM, operam durante a Copa 16,1 mil voos adicionais, oferta 31,2% superior à malha regular desse período. Só de assentos extras são 645,6 mil, o que representa um aumento de 9,7%. A seguir, a íntegra da entrevista dele à Agência ABEAR.
1) Agência ABEAR: Que medidas a companhia adotou para atender o grande volume de passageiros que estão circulando no País durante a Copa?
André Lima: Em primeiro lugar, é importante demarcar que o volume de passageiros neste período é cerca de 10% inferior ao volume verificado em dezembro, no Natal e Réveillon, assim como o número de voos. Tivemos a preocupação de estabelecer uma operação que garantisse voos para atender toda a demanda da Copa, com tarifas de baixo custo, tendo como base as cidades-sede e datas e horários dos jogos. Foram solicitados 953 voos à ANAC, entre extras e com horários ajustados. Com isso, a companhia oferece 4,5 milhões de assentos com destino às cidades-sede durante o torneio. A GOL também aumentou seu contingente nos aeroportos para atender ao crescimento da demanda pontual, nas vésperas e após os jogos, para proporcionar aos seus clientes a melhor experiência de voar. De um total de 4,8 mil profissionais de aeroportos, 3 mil estão concentrados nos 15 aeroportos que atendem às cidades-sede. Deslocamos colaboradores de bases menores, contratamos cerca de 300 e também alguns temporários. O acréscimo chega a cerca de 1 mil profissionais.
2) Os passageiros estrangeiros, não familiarizados com o Brasil, recebem atendimento especial?
O time da GOL conta com tripulantes fluentes em idiomas de países participantes do torneio, como inglês, espanhol, francês, japonês, coreano, italiano, alemão e russo. Nos aeroportos, a companhia tem também funcionários treinados para prestar informações em inglês e espanhol aos turistas, guiando-os no check-in e despacho de bagagens. Além disso, a GOL também oferece 150 totens de autoatendimento, em quatro idiomas, aplicativos para celulares e tablets com funções de check-in e cartão de embarque eletrônico, assim como compra checada válida para bilhetes adquiridos até sete dias antes do voo. Também modificamos a identidade visual nos aeroportos, com o objetivo de tornar as informações mais claras, com sinalização mais assertiva e ícones de fácil entendimento.
3) E para aqueles clientes que estão indo para os jogos, há alguma atenção dedicada?
Para a Copa do Mundo, a GOL criou o Guia da Torcida, com dicas de onde comer e beber, encontrar diversão e visitar nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. É um serviço adicional para os clientes e turistas que queiram conhecer as particularidades de cada lugar. A companhia tornou acessíveis as sugestões mais badaladas e conhecidas, mas também os detalhes de cada lugar, as dicas dos moradores, indicações de quem vive na cidade.
O Guia da Torcida GOL está disponível em versão impressa nas aeronaves que seguem para esses destinos, bem como para navegação e download no site oficial da GOL (www.voegol.com.br) e em formato de aplicativo para smartphones – disponível para dispositivos Android e IOS. Todos em versões nos idiomas português e inglês. Com o aplicativo do Guia da Torcida Gol também é possível encontrar atrações e estabelecimentos mais próximos a partir da sua localização em um mapa interativo: traçar rota até o local escolhido ou até o estádio da cidade escolhida. É possível, inclusive, comprar passagens.
4) Quais os aspectos mais importantes, considerando que a aviação é o meio de transporte mais eficiente para a Copa no Brasil?
Além de toda a operação funcionar de forma integrada e ágil para atender às necessidades de nossos clientes, a GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a oferecer o check-in inteiramente pelo celular smartphone e sem necessidade de impressão dos cartões de embarque. O que torna o transporte aéreo ainda mais rápido e eficiente. Além disso, nossos clientes têm a opção de usarem os totens a fim de simplificar e agilizar o processo de check-in, bem como realizar o check-in pelo site da GOL ou tablets. Esses canais de autoatendimento (internet, mobile e totem ) já são utilizados por 60% de nossos clientes, número que reflete a ampla aceitação deste tipo de serviço de maneira espontânea.
Abear
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