São Paulo – A Avianca anunciou diversos planos para crescer, como ampliação de slots e novos voos, modernização da frota, integração com o sistema da Star Alliance e união dos programas de milhagem Amigo e Life Miles.
As medidas fazem parte do plano de reestruturação dacompanhia aérea, que começou em 2008. Em 2010, a companhia transportava 2,5 milhões de passageiros. Deve terminar o ano de 2014 com 7,2 milhões de pessoas transportadas.
A receita também cresceu nos últimos cinco anos, de R$574 milhões para previsão de R$2,3 bilhões, disse José Efromovich, presidente da Avianca em entrevista coletiva.
No terceiro trimestre de 2014, no entanto, Efromovich afirma que a companhia foi prejudicada pela Copa do Mundo, eleições e recessão da economia, sem informar números.
Um dos motivos para o crescimento da empresa nos últimos anos é a modernização da frota. A partir de 2013, começaram a desativar os Fokker 100, aeronaves mais antigas. A sua manutenção custa 20% a mais, por gastos com combustíveis e motores. Eram 14 e hoje são apenas 8; o modelo deixará de voar em junho de 2015.
Esses aviões estão sendo substituídos por modelos Airbus. Foram adquiridos quinze modelos A318, quatro A319 e quinze A320. Além de serem mais eficientes no consumo de combustível, transportam 162 passageiros, ao invés de 100.
Novos slots
A Anac concedeu à empresa 17 novos slots – horários de chegada e saída – no aeroporto de Congonhas, São Paulo.
Com esses novos horários, a companhia irá aumentar a frequência de voos da ponte aérea Rio-São Paulo para 14 viagens diárias. Serão dois novos voos para o aeroportoSantos Dumont e dois para o Galeão.
Também aumentarão os voos para Brasília e Salvador, além de voos sazonais para Natal e João Pessoa saindo do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, aproveitando as férias de verão.
Cargueiro
Esse ano, a companhia aérea também começou a operar um avião exclusivo para a carga. Voando pela empresa recém-criada Avianca Cargo, o Airbus 330 está fazendo 5 voos por semana no eixo Manaus – São Paulo.
Em operação desde agosto, terá transportado 6 mil toneladas até o final do ano. A previsão para o ano que vem é de atingir a marca de 24 mil toneladas.
Esse é o valor total que será transportado nos porões das 41 aeronaves da frota, a chamada carga fracionada até o fim de 2014. “O Airbus 330 sozinho vai transportar a mesma carga que 41 aviões combinados”, diz Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca.
A quantidade de carga fracionada também deve crescer no ano que vem, a uma taxa de 15%. “Mas transporte de carga está muito atrelado à atividade econômica”, diz Efromovich, incerto em relação ao crescimento econômico de 2015.
Programa de milhagens
O programa Amigo, de fidelidade da Avianca, irá se unir ao Life Miles, programa internacional da companhia. A partir da união, voos internacionais também acumularãomilhas para passageiros brasileiros.
As milhas também poderão ser usadas para viagens a outros países na América do Norte e do Sul. A ligação está em fase de testes e deve valer a partir de março de 2015.
Em 2010, eram 800 mil membros do programa de milhagens, que chegarão a 2,5 milhões no final do ano.
Star Alliance
A partir de junho de 2015, o sistema da Avianca também estará conectado ao da Star Alliance, aliança entre 28 companhias aéreas. Será possível acumular milhar de todas as parceiras, despachar a mala para o destino final em voos com escalas e reservar um voo de qualquer uma das parceiras pelo site da Avianca.
A Avianca internacional, pertencente ao grupo, já está sincronizada há dois anos, mas a ligação com o braço brasileiro não podia ser feita antes porque não havia uma plataforma capaz de conectar os programas de milhagem e de reserva de parceiros.
Por isso, a Avianca investiu R$50 milhões no novo sistema Amadeus, que começou a funcionar em abril deste ano.
Exame
PORTELLA IDIOMAS, FALE UM NOVO IDIOMA EM APENAS 30 H/A
A Avianca é a cia aérea do futuro aqui no Brasil, pois ela sabe, de fato aviação nos ares com os pés fixos no chão...
ResponderExcluirDesfrutando assim de céus de brigadeiro, pois fazer aviação de boa qualidade não é algo fácil dentro do Brasil, mas também não é impossível. George Ferreira - Comissário de voo