O Tripulantes News recebeu neste domingo (04/10), uma denúncia anônima de um dos passageiros que estavam no voo 5838 Webjet no dia 29 de outubro.
O relato conta que a aeronave saiu do Aeroporto Internacional Governador Franco Montoro em Guarulhos as 21:20 min e que o voo seguia normalmente, sendo que logo após o serviço de bordo a aeronave teve uma quebra e as mascaras de oxigênio caíram, o passageiro conta ainda que algumas máscaras não caíram e tiveram de ser abertas com clips, inclusive as dos tripulantes.
De acordo com informações apuradas por nossa equipe, esta mesma aeronave tinha despressurizado dias antes (24/10) e liberada pela equipe de manutenção. O relato conta também que um dos comissários que estava na galley foi levantado pela força da queda da aeronave até o teto.
"Cinco (05) fileiras não caíram as mascaras, originando desconforto a 20 passageiros. Muitas mascaras estavam com os cilindros já usados ou não saindo oxigênio, entre elas as duas (02) estações de Comissários." conta.
Após o ocorrido com a aeronave, já em condições adequadas para respirar, os comissários forneceram todo o auxílio aos passageiros, sendo que 4 pessoas estavam ainda assustadas e sentindo muita dor nos ouvidos e 2 crianças choravam muito.
O passageiro conta também que um dos comissários simplesmente congelou na hora do ocorrido.
Nossa redação também conseguiu com exclusividade a nota que a companhia enviou aos tripulantes que estavam assumindo este voo.
"Em atenção à classificação de Incidente Grave, a ser emitida pelo
CENIPA, toda tripulação do WJD (evento do dia 29/10/12) deverá
realizar Inspeção de Saúde, letra "Q" (Incidente Aeronáutico).
Deve-se acessar o site do CEMAL e emitir a GRU (Inspeção de Saúde -
Incidente) e pagá-la (R$ 347,00). Após, deverá ser solicitado o
reembolso à WEBJET.
A ANAC deverá emitir um ofício ao CEMAL para a realização dos exames.
Esta DSO os informará e encaminhará uma cópia do mesmo., nos próximos
dias. "
Em direito de resposta a esta denúncia, procuramos a assessoria da Gol para se pronunciar sobre o episódio do dia 29/10. Em carta a Gol esclarece;
"São Paulo, 5 de novembro de 2012 - A GOL informa que a aeronave que realizava o voo 5838, da bandeira Webjet, no dia 29/10, entre o São Paulo/Guarulhos e Recife teve uma sinalização em um de seus sistemas de pressurização quando se aproximava do destino final. O comandante imediatamente
A GOL julga importante destacar também que tem a segurança das operações como item prioritário em sua política de gestão e, apesar de ter sido a segunda ocorrência na mesma aeronave, a equipe de manutenção realizou todas as inspeções e testes necessários – incluído o voo de experiência – antes de certificar o avião para voar novamente. Especialmente com relação às mascaras de oxigênio, a empresa esclarece que o “clip” utilizado para a abertura daquelas que eventualmente não caíram é uma ferramenta de bordo e os nossos comissários estão aptos a usá-los em casos pontuais como neste episódio. Além disso, ressaltamos que todos os cilindros de oxigênio foram substituídos após os dois eventos."
O Tripulantes News agradece a rapidez da assessoria da Gol pela mobilidade rápida de resposta ao acontecimento e ressaltamos a imparcialidade do Tripulantes News em denúncias, onde buscamos sempre ouvir as duas partes envolvidas.
0 comentários:
Postar um comentário