Características como a expressão verbal durante uma dinâmica e até a linguagem não-verbal podem ser observadas por recrutadores durante a seleção.
Um bom currículo ou experiência não são os únicos fatores que podem fazer a diferença na hora da contratação. Características como a expressão verbal durante uma dinâmica e até a linguagem não-verbal também podem ser observadas por recrutadores durante a seleção e, em alguns casos, acabam pesando na avaliação.
- Não importa se você vai fazer só uma entrevista ou passar por um longo processo seletivo. Pesquise sobre a empresa. O candidato que demonstrar um bom conhecimento se destacará;
- A primeira aparência é a que fica. Escolha tons sóbrios. Se for uma empresa mais informal, o homem pode até deixar o terno em casa, mas nunca deve escolher um sapato com solado de borracha. A mulher pode optar por um vestido na altura do joelho, ao invés do terninho.
Dinâmica em grupo
- Seja sempre um dos primeiros a responder. Ser um dos primeiros demonstra pró-atividade e desinibição para falar em público;
- Na hora da apresentação individual, não perca a linha de raciocínio nem ultrapasse o tempo estabelecido;
- Ao falar, demonstre segurança, exponha suas ideias com clareza e seja convincente. Demonstrar certeza é tão importante quanto o domínio do tema;
- Quando houver um debate ou ciclo de perguntas sobre um tema qualquer, não interrompa os outros candidatos. Espere sua vez. Você irá se destacar mais de falar quando todos estão em silêncio;
- Quando tiver que realizar uma tarefa em grupo, se mostre sempre como o líder e o membro que será responsável pela conclusão da tarefa.
Entrevistas individuais
- Dê exemplos. Seja na hora de falar das suas qualidades, pontos fracos, ou então quando perguntado sobre os resultados que trouxe no seu trabalho anterior. A entrevista é o momento de complementar as informações que estão no currículo;
- Treine em casa. Algumas perguntas são quase certas de figurarem numa entrevista. Vá preparado para responder de forma sucinta, mas sem ser lacônico;
- Não fale mal de ex-chefes. Fazer isso dá a impressão de que repetirá esse comportamento em outras empresas;
- Ao ser perguntado sobre um ponto fraco, não fuja. Conte o motivo pelo qual foi demitido, por exemplo, e seja franco. Fale também o que aprendeu com a situação.
Fonte: Administradores
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