Os passageiros da TAM e da Gol que passarem pelo Aeroporto Internacional do Recife terão mais uma opção caso queiram registrar queixas contra as companhias ou precisem esclarecer qualquer dúvida. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na última segunda-feira (29) uma nova resolução (Resolução nº 196) que prevê a criação de canais de atendimento presencial, além das centrais de atendimento por telefone e internet que já existem, para empresas aéreas com movimentação superior a 500 mil pessoas por ano. Na capital pernambucana, apenas as duas companhias citadas trabalham com essa cota, de acordo com a Anac.
E tem mais, segundo a resolução, as empresas "precisarão, ainda, elaborar relatórios semestrais sobre os atendimentos, que serão encaminhados à Anac até o trigésimo dia após o final de cada semestre".
Serão as próprias companhias que terão que arcar com as despesas para a construção dos novos espaços, que serão avaliados e cedidos pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
A fiscalização ficará a cargo dos fiscais da Anac que circulam diariamente pelos aeroportos do País ou pode ser feita através dos próprios usuários, por meio de denúncias.
É bom lembrar que o atendimento ao passageiro realizado pela Anac continuará sendo prestado normalmente. As queixas e reclamações recebidas pela agência devem ser respondidas pelas empresas aéreas em, no máximo, 10 dias úteis.
Tanto a Gol quanto a TAM informaram, através de suas assessorias de imprensa, que estão trabalhando para se adequar à nova norma em todo o País.
Fonte: NE10 Uol
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