Durante muitos anos, a TAM manteve uma tranquila liderança no mercado doméstico brasileiro de aviação, com a Gol se esforçando para alcançá-la. Agora, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a persistência deu resultado. A Gol encerrou 2013 na liderança de mercado, em número de passageiros transportados.
Pelo relatório, divulgado nesta terça-feira 4, a Gol transportou 32,54 milhões de passageiros pagos pelo Brasil em 2013, ante 31,87 milhões da rival. Com isso, inverteu as posições na briga pelo primeiro lugar.
Segundo os dados da Anac, a ultrapassagem deveu-se, sobretudo, a um forte crescimento da Gol, já que, em 2012, a companhia transportou 30,70 milhões de pagantes – quase 2 milhões a menos que no ano passado. Já a TAM manteve-se praticamente no mesmo lugar, pois transportou 31,82 milhões de pessoas no ano retrasado – apenas 50.000 a menos.
Até o ano passado, não era costume da Anac divulgar o total de passageiros pagantes por companhia. O ranking das aéreas era feito por dois indicadores mais técnicos: o RPK, que mede a receita gerada por passageiro transportado por quilômetros e era a referência para a demanda do setor; e o ASK, ou assento ofertado por quilômetro, que mostra o quanto de assentos as empresas estão oferecendo.
Mesmo por esses dois critérios mais técnicos, os dados da Anac mostram que a Gol permaneceu em segundo lugar. Em 2012, por exemplo, a TAM fechou o ano com RPK de 35,479 bilhões (sim, a escala do RPK é em bilhões), ante 29,493 bilhões da Gol.
Isto é
BIANCH SHOP, A MAIOR LOJA DE PRODUTOS PARA AVIAÇÃO, ACESSE;
0 comentários:
Postar um comentário